Inaugurado em 1986, o Centro de Cultura Olívia Barradas, que abrange o território do Baixo Sul completou 37 anos de vida e promoveu um sarau envolvendo os diversos segmentos artísticos culturais.

Numa realização da Secretaria de Cultura do estado da Bahia/ DEC /CCOB e com o apoio cultural da secretaria municipal de Educação e o do Supermercado KI-Preço, o foyer do espaço cultural recebeu no ultimo sábado(11), os artistas com participação na música: Geilson de Britto, maestro Herbert Cortez, Salomão Pedro, David Terra, Edmundo Oliveira, Robson Valença, Isabella Britto e Beto Amazonas.

Com um cenário impecável , inspirada na temática do Novembro Negro, na dança tivemos as apresentações da premiada coreografia “Sentença”, do bailarino Everton Bacella;  do grupo residente de Hip Hop com “sombra em movimento”; da professora de dança afro, Célia Praessent e do transformista Dalmo Reis.

Everton Bacella com a sua premiada coreografia “Sentença”

Dramatizações e performances da atriz Dayse Carmem e do palhaço Pirulito, ator Marinaldo Coutinho.

Na literatura com recitais poéticos, o Sarau contou com as participações de Otávio Mota, Adriano Pereira, Juliano Britto, Argimária Soares, Irene Dóres, Chico Nascimento, da presidenta da Academia Valenciana de Educadores, Letras e Artes (AVELA), Jussimare Souza,  Larissa,  Manoel e Manuela Santos. Na cultura popular, o mestre Pety e grupo mostraram cânticos e gingados da capoeira.

Paralelo as festividades do aniversário do Olívia Barradas, a Associação dos Artesãos de Valença e região juntamente com a UNEGRO realizaram como culminância do projeto “Artesãos em Movimento” uma roda de conversa sobre o empoderamento da mulher negra artesã, mediada por Silvani Nascimento.

De acordo com o coordenador do espaço cultural, Otávio Mota, ” a noite teve uma energia coletiva unindo a diversidade de grande importância e de fundamental visibilidade para o fazer cultural de nossa gente, promovendo o Olívia Barradas como unidade vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, tendo como seu titular, Bruno Monteiro e toda a equipe da DEC – Diretoria de Espaços Culturais sob a batuta de Geovan Brás. Agradeço aos artistas, funcionários e a comunidade do Baixo Sul por abraçar este espaço de fomentação que agrega as mais diversas linguagens artísticas”.

O evento contou com as presenças da secretária de Educação Albete Freitas e sua equipe, dos radialistas Dorgival Lemos e Vidalto Oiticica; do diretor da Rio Una FM, Martinaino Costa e da ex-diretora do NTE, Flor Angélica.

     

 

 

 

 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.