Secretário acredita que o setor só deve alavancar com a distribuição da vacina

Por: Cleusa Duarte

Ainda muito preocupados com a situação da pandemia da Covid-19, que praticamente parou o setor do turismo na Bahia, representantes do segmento acreditam que a retomada aconteça somente no segundo semestre de 2021. Por enquanto a situação é apagar o fogo e tentar alternativas para amenizar a situação. Apesar dos mais de dez feriados prolongados no ano que vem, a vacina é quem vai ditar as ordens.

Os feriados prolongados de 2021 na Bahia estão ótimos para quem gosta de emendar alguns dias e fazer uma viagem mais longa. Serão mais de dez feriados prolongados para botar em dia os tantos planos que foram adiados neste ano. O Trade Turístico porém ainda fala com cautela e responsabilidade sobre o assunto.

“Sabe que apagando tanto fogo nem tinha me dado conta de que teremos tantos feriados ano que vem. Bom em relação aos feriados prolongados será excelente e temos tudo para considerar que será um ano bom para setor. Agora, porém, o momento é de cautela. Só iremos alavancar após a vacina. Estávamos conseguindo respirar um pouco, mas essa nova situação crítica da pandemia da Covid-19, nos freou novamente”, diz Ângela Carvalho , presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia, ABAV- Bahia

O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, também conversou com a Tribuna da Bahia e garantiu, “estamos otimistas, mas com responsabilidade. Uma série de questões nos levam a dizer que a retomada com força do setor deve ocorrer somente no 2º semestre de 2021. Tudo vai depender da vacina. Para o turismo alavancar precisamos retomar viagens ao exterior. Viajando temos o retono com força das rotas, então quem vai -volta e vice-versa. Por isso precisamos desta cadeia. O Brasil ainda depende da vacina, da liberação pela Anvisa. A maioria dos países não vai querer brasileiros por não estarem vacinados e também esses estrangeiros não vão querer vir para um país que não tem um povo devidamente vacinado. Alguns países irão fechar fronteiras para brasileiros.”

Fausto ainda garantiu que na terça, ontem (8), foi um dia simbólico com uma idosa recebendo a primeira dose da vacina na Inglaterra, “mas estamos longe disso. Temos muito caminhos e etapas pela frente. Além disso tem as questões de seringas, lugar para guardar as vacinas. Só teremos um cenário mais claro a partir do 2º semestre.”

O secretário lamentou ainda, que os cientistas atualmente e a medicina estejam tão desacreditados pelo governo Federal. “Teremos um longo caminho a percorrer até a distribuição da vacina é o que visualizamos neste momento. E até para destinos nacionais fica difícil, pois o vírus está em ação. A recomendação é o distanciamento, então fica muito difícil viajar.”

Além dos clássicos Carnaval, Sexta-Feira Santa (Páscoa) e Corpus Christi, em 2021 os feriados de Independência do Brasil, Nossa Sr.a Aparecida e Finados cairão em uma terça-feira. Já os feriados de Ano Novo, Natal e a Proclamação da República serão de 3 dias.

Também tem o Dia do Professor – comemorado em 15/10 (sexta-feira), que é ponto facultativo em muitos destinos do Brasil O mesmo acontece com o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28/10 (quinta-feira). Já o São João, que acontece no dia 24/06 (quinta-feira), é feriado em diversos destinos do nordeste. Diversas cidades do Brasil têm feriados regionais que podem ser emendados aos feriados nacionais Como o São João e 2 de Julho (Independência da Bahia).

 

 

Tribuna da Bahia, Salvador

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.