Enquanto o Carnaval agita as ruas da capital baiana e das sedes de municípios do interior do estado, o Turismo Comunitário Rural emerge como uma alternativa tranquila e culturalmente enriquecedora para aqueles que buscam experiências autênticas durante esse período. Essa modalidade de turismo promete uma fuga da agitação festiva, proporcionando uma oportunidade única de conexão com as tradições locais.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem investindo na promoção do desenvolvimento de empreendimentos familiares no âmbito do turismo sustentável. Os recursos são aplicados em ações como a da criação de espaços multifuncionais, receptivos para turistas, chalés, trenzinho, embarcações, quadriciclo, kijêmes (dormitórios indígenas), bicicletas, caiaques, entre outros.

Entre os municípios contemplados estão Cairu (Batateira), Canavieiras (Atalaia), Igrapiúna (Ilha do Amba), Itacaré (Pancada Grande), Ituberá, Morro do Chapéu (Gruta dos Brejões), Iraquara (Riacho do Mel), Porto Seguro (Reserva Jaqueira), Utinga (Payaya), Valença (Caxuté), Vera Cruz (Matarandiba) e Prado (Veleiro).

Quilombo Jatimane: Uma Jornada pela História e Cultura

Localizado em Nilo Peçanha, o Quilombo Jatimane é um tesouro que oferece uma experiência completa e enriquecedora, destacando-se por seus roteiros que mergulham na história e nos encantos da cultura quilombola.

O roteiro ‘Tradição do Quilombo’ traz a história viva do quilombo, a partir do extrativismo e da transformação da piaçava em biojoias e cestaria, com visita ao ateliê das artesãs; o roteiro ‘Ecológico’ tem a vivência no Jardim Sensorial, onde as pessoas são vendadas e estimuladas ao convívio com as plantas através dos outros sentidos e a trilha ecológica, que conta com banho de cachoeira; e o roteiro ‘Águas do Quilombo’, que apresenta a tradição local da pesca com passeios de canoa pelos manguezais.

Os recursos destinados à construção de barragens, manutenção do Jardim Sensorial, embarcação para o roteiro Águas do Quilombo, equipamentos de proteção individual, ponte para a trilha fazem parte do compromisso da CAR em fortalecer o turismo comunitário rural em Jatimane.

A presidente da Associação Comunitária do Quilombo Jatimane, Eleildes do Rosário, destacou que os investimentos da CAR somaram ao trabalho de turismo na comunidade. “Fizemos reforma, adquirimos máquinas e equipamentos. A expectativa maior é que a gente consiga, não só nesse Carnaval, mas, principalmente, esse ano, avançar e surpreender as pessoas que virão fazer o nosso roteiro”. Mais informações sobre essa atividade estão disponíveis nas redes sociais @turismodejatimane.

Reserva Pataxó da Jaqueira: Natureza, Cultura e Sustentabilidade

Em Porto Seguro, a Reserva Pataxó da Jaqueira se destaca como um exemplo de etnoturismo indígena. Gerenciada pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo, a reserva oferece imersão na cultura Pataxó em uma área de preservação ambiental e atividades sustentáveis, destacando-se por sua extensão de 827 hectares de Mata Atlântica.

Os investimentos na Reserva, incluindo Kijêmes dormitórios, portal receptivo e um Centro de Artesanato, executados pela CAR, fortalecem iniciativas sustentáveis nas comunidades indígenas. Mais informações podem ser encontradas através do @ reservapataxodajaqueira.

O Cacique Syratã Pataxó expressa sua satisfação por ver o Estado participando ativamente da comunidade. “A cidade se encontra cheia com bastante visitantes, assim como o nosso estado da Bahia também, e a gente faz o convite para que o público venha conhecer um pouco da história, da cultura, da culinária dos povos originários. A gente conta com todo o apoio do Governo do Estado, com toda a parceria para desenvolver esse projeto sustentável. Com isso, nossa expectativa é que nós possamos receber muitos visitantes nesse período de carnaval na nossa comunidade”.

O turismo comunitário não apenas oferece experiências únicas, mas também fortalece laços entre visitantes e comunidades, contribuindo para a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável. Em um Carnaval de ritmo acelerado, esses destinos oferecem uma pausa autêntica para os que buscam uma experiência enriquecedora e tranquila.

 

Silvia Costa/ ASCOM da CAR

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.