Nas ruas da cidade, a expectativa é a melhor possível.

Amanhã (11), todos os caminhos levam ao Bonfim.  Os preparativos finais estão a todo vapor e a população está na expectativa de todo ano de vivenciar uma festa bonita e cheia de emoção.

E quem estiver planejando subir a Colina Sagrada durante a  Lavagem, que é a segunda maior festa popular  da Bahia depois do Carnaval,  vai encontrar uma novidade para lá de interessante: dois portais instalados no circuito irão borrifar  água benta nos fiéis não só para levar boas energias, mas também para ajudar aliviar no calor  que deve fazer durante todo o dia.

O primeiro estará na Miguel Calmon e o segundo na subida da Colina Sagrada.   A água será abençoada pelo Padre Edson Meneses, reitor da Basílica Santuária do Senhor do Bonfim.

De acordo com o diretor de turismo da prefeitura de Salvador, Gege Magalhães, a novidade será um diferencial da festa  este ano. “A partir da ideia, fizemos todos os esforços necessários para instalar a novidade, será um sucesso, um diferencial neste ano”, afirmou. Padre Edson se declarou muito feliz: “Esta é uma forma de abençoar centenas de milhares de fiéis de uma forma diferente”, pontuou.

Quem também demonstrou alegria com a presença dos dois portais que irão borrifar água benta foi o Juiz da Irmandade do Bonfim, Fernando Moreira. “Me sinto  realizado por saber que mais de um milhão de pessoas receberão a água benta pelo nosso Reitor e Capelão da Devoção”, destacou.

Com o tema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, além da Missa no mar, a Festa do Senhor do Bonfim contará com a novena, com a tradicional Lavagem de Corpo e Alma no dia 11 e com a Procissão dos Três Pedidos, no último dia da festa (14).

Nas ruas da cidade, a expectativa é a melhor possível. O pedreiro Alexandro de Assis, 33 anos, afirma que a lavagem é não só um momento de fé para sua família, mas também quando consegue tirar um dinheiro extra nesse mês de janeiro com a venda de cerveja antes do Largo de Roma.

“Todo ano a gente coloca nosso isopor ali naquela região e vendemos bastante. Já temos clientes fixos de todos os anos que sabem que nossa cerveja é gelada de verdade. A Lavagem do Bonfim é um momento que temos para ter  fé e ao mesmo tempo para curtir um pouquinho”, contou ele, que estava na Avenida Sete ontem comprando copos e pratos descartáveis. “Esse ano vamos vender churrasquinho também”, disparou.

Alexandro é um entre os 1.020 ambulantes cadastrados pela prefeitura para atuar no evento, conforme a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Deste total, 800 na venda de bebidas em isopor, 60 para comercializar produtos em barracas padronizadas, 30 tabuleiros de baiana de acarajé, 100 carrinhos diversos e mais 30 food trucks.

Trânsito – As vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h da quinta-feira, entre os bairros do Comércio e do Bonfim. O estacionamento de veículos será proibido a partir da meia-noite da quinta-feira  nas vias por onde o cortejo vai passar. Das 8h da quinta-feira (11) às 4h do domingo (14), ocorrerá a proibição de circulação e estacionamento de qualquer veículo na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.

Na quinta-feira (11), a partir das 5h, o trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e a Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo. Já às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco (a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e a Rua Boa Vista (na direção Rua Resende Costa) passarão a ter sentido único.

 

Por Hieros Vasconcelos Rego/ Foto by  Valter Pontes/Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.