Com participação em massa de alunos, professores, diretores da escola, agricultores familiar de várias localidades do município e dos moradores da sede, a I Feira Científica, Cultural Agroecológica, Agricultura Familiar e Economia Solidária foi um sucesso total.

O objetivo primeiro da feira era mostrar à sociedade os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Cetep (Centro Estadual e Territorial de Edicação Profissional) Quilombola de Maraú. Com orientação dos professores, foram desenvolvidos projetos de vários tipos, todos seguindo o padrão de aproveitamento do que a natureza oferece e pode se transformar em rendimento para as comunidades, mas sempre com o cuidado da preservação do meio-ambiente.

” A ideia é mostrar para esses alunos que eles não precisam sair da comunidade onde vivem para ter um trabalho que proporcione uma vida digna” disse o diretor do Cetep Quilombola de Maraú, professor César Leal.

São projetos com material como palhas de coqueiro, óleo de coco de piaçava, cacau, hortelã, bucha vegetal, mandioca e seus derivados, criação de ostra, fabricação de sabão natural, fertilização com borra de café, pimenta, etc. Além dos stands nos quais os alunos explicavam seus projetos, muitos agricultores foram à feira comercializar suas produções. Tinha de tudo: hortaliças, aipim, mel, mel de cacau, azeite de dendê, cacau, cupuaçu, banana da prata e da terra, doces diversos e até acarajé. Tinha ainda um local para penteados referentes à cultura quilombola.

A Feira foi organizada pelo Cetep Quilombola Maraú, em parceira com a Prefeitura de Maraú, através da secretaria de Agricultura, de Educação, Chefia de Gabinete.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.