Valença dá mais um passo importante rumo à preservação ambiental com o lançamento do projeto “Recicla Valença”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e entidades como CatOleo, Limpa Brasil e SAAE Valença. Com o objetivo de incentivar a reciclagem de óleo usado e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, o projeto promete trazer grandes benefícios para a cidade.

A ação principal do projeto, que terá início no dia 9 de agosto, consiste em uma troca sustentável: a cada 10 litros de óleo de cozinha usado entregue na Secretaria de Meio Ambiente de Valença ou no Eco Ponto, os cidadãos terão a oportunidade de receber 1 litro de óleo Soya novo.

O descarte inadequado do óleo de cozinha é um problema ambiental significativo, uma vez que ele pode contaminar solos, rios e até mesmo o lençol freático, prejudicando a fauna e a flora locais. Além disso, o óleo descartado de forma imprópria pode entupir redes de esgoto, causando transtornos e gastos adicionais ao SAAE Valença. Com a implantação do “Recicla Valença”, espera-se reduzir consideravelmente os impactos negativos causados pelo descarte irresponsável do óleo usado.

O projeto “Recicla Valença” é uma iniciativa louvável que demonstra o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Ao incentivar a reciclagem do óleo de cozinha e promover a conscientização sobre a importância da destinação correta desse resíduo, Valença mostra que é possível unir esforços para um futuro mais verde e saudável para todos. Participar dessa ação é um gesto simples, mas que pode fazer uma grande diferença.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.