O incentivo à agricultura familiar tem sido uma marca da atual gestão. Nesse sentido, a Prefeitura de Valença aderiu por meio da Secretaria de Agricultura, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que tem por objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a agricultura familiar do município.

O programa é gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção. Nesta edição, que iniciou neste mês de maio, o Governo Federal disponibilizou o valor de R$600 mil reais para compra de produtos dos agricultores familiares cadastrados no programa, com o objetivo também de fortalecer, elevar a renda dos agricultores e trazer mais competitividade para o mercado.

Os produtos do PAA são cultivados de forma orgânica, em sua maioria, sem o uso dos agrotóxicos, se destacando pela qualidade e são importantes para garantir uma alimentação saudável. “Nosso apoio, desde o início da gestão, tem gerado mais qualidade aos produtos que são posteriormente consumidos e comercializados pelos produtores rurais. Nossa missão é o incentivo da agricultura familiar e da produção local”, declara o vice-prefeito, Joailton Manoel.

“A adesão a este programa é essencial para o Governo Municipal, pois fortalece a agricultura familiar e garante a muitas famílias valencianas o acesso à alimentação. O PAA movimenta toda uma cadeia que garante a compra direta do agricultor familiar até o seu consumidor final, que são os usuários da rede socioassistencial “, ressaltou o secretário de Agricultura, Wallace Aguiar.

Todo alimento adquirido está sendo encaminhado para as entidades públicas e privadas cadastradas, assim a distribuição desses alimentos alcança ao maior número de pessoas. “Com isso, a prefeitura está melhorando a qualidade da alimentação ofertada nestes serviços, possibilitando a inclusão social, o fortalecimento da agricultura familiar e o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional” explicou a secretária de Promoção Social, Joana Guimarães.

Garantir alimentos de qualidade para atender pessoas em risco alimentar através de entidades beneficentes é mais um compromisso assumido e colocado em prática pela gestão municipal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.