O município de Santo Amaro da Purificação, localizado no território Recôncavo da Bahia, terá, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a diversidade da produção de agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais de municípios do território, na Vila da Agricultura Familiar. O evento integra a programação da Feira de Saúde de Santo Amaro: Ação Saúde Mais Perto, que acontece a partir das 8h, na Praça da Purificação.

Na Vila, o público visitante terá a oportunidade de conhecer e adquirir produtos derivados de mandioca, de municípios como Santo Antônio de Jesus e Maragogipe, a exemplo de beijus, biscoitos, farinha e as delícias elaboradas à base de ostra produzidas pela comunidade Kaonge, de Cachoeira, como a Moqueca,Torta e Empadinha de Ostra e Ostra Frita, além de outros pratos tradicionais como Caruru, Vatapá e Galinha Caipira.

Jucilene Viana, da comunidade Kaonge, fala sobre a oportunidade de levar os pratos tradicionais para esse grande evento em Santo Amaro. “Para a gente é sempre maravilhoso trazer os nossos produtos para mostrar às pessoas a produção das nossas comunidades quilombolas de Cachoeira. Vamos estar aqui com o Restaurante É de Oxum, também trazendo o azeite de dendê, a ostra, que é o nosso carro-chefe, o mel, a cachacinha, que é o nosso licor, a nossa cocada e muitas outras novidades e o sorriso da nossa galera no rosto, por que o mais importante é trabalhar com amor e vender a agricultura familiar da forma que deve ser”.

Feira da Saúde

No evento serão oferecidos serviços de saúde e cidadania à população do município de Santo Amaro da Purificação e região. Entre os serviços estão os atendimentos de oftalmologia, odontologia, exames de ultrassom, eletrocardiograma, raio x, preventivo, mamografia, triagem para retirada de útero, de vesícula e hérnias inguinal, epigástrica e umbilical, além de exames de laboratório, avaliação nutricional, imunização e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis.

As senhas começam a ser distribuídas a partir das oito horas. Para ter acesso aos serviços é preciso apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e solicitação médica dos exames. Já o SAC móvel vai emitir RG, CPF e antecedentes criminais. O evento contará ainda com uma brinquedoteca.

A feira é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde da Bahia, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento, que contará ainda com uma Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), terá também Laboratório Ótico, para a confecção de lentes corretivas e consultas médicas das áreas de Cirurgia Geral e Nutrição.

 


Assessoria de Comunicação da SDR/CAR

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.