Youpper Insights traz a visão do consumidor sobre o mercado imobiliário nos próximos anos

 

Com objetivo de monitorar as expectativas do mercado imobiliário para os próximos anos, a Youpper Insights realizou uma pesquisa inédita sobre as mudanças e tendências do mercado imobiliário, mediante à análise do comportamento e preferências estruturais do público. O estudo realizado com 450 pessoas da Região Metropolitana de Salvador, público ABC, acima de 20 anos, traz dados expressivos e revela que 80% acreditam em boas mudanças no setor imobiliário nos anos seguintes.

Tendo como foco principal investigar e analisar o cenário imobiliário de quem procura pelo primeiro ou segundo imóvel para os próximos anos, para auxiliar no posicionamento de empresas do segmento imobiliário, Diego Oliveira, CEO da Youpper Insights, explica as intenções da pesquisa para a região baiana e o aquecimento do mercado. “O estudo foi realizado com representatividade para o mercado baiano e com possibilidade de análise no recorte da região metropolitana de Salvador. Queríamos entender a real intenção do cidadão em adquirir seu primeiro imóvel, a intenção em ter um segundo imóvel em busca de maior conforto aos seus familiares, ao mesmo tempo na possibilidade da compra de um 2º imóvel como investimento. O estudo comprova um mercado aquecido e que tende a se manter assim para os próximos anos”, conta.

Mesmo com as incertezas da economia brasileira, 6 a cada 10 pessoas entrevistadas acreditam que ter um segundo imóvel como investimento é um bom negócio e, favorável ao cenário dos próximos anos. Pensando na possibilidade de compra de um novo imóvel nos próximos 12 meses, 40% destes já estão buscando no momento e 20% pretendem dar alguma entrada em 2023.

Quanto a infraestrutura desses espaços, os baianos da região metropolitana apontam que preferem um imóvel arejado, em um condomínio com localização segura, mais m², com sacada ou quintal e mais ambientes, além de comodidade e conforto, como academia, postos de conveniência, playground e outros espaços que possam ser um ambiente familiar e aconchegante.

Diego conta que já para os que sonham com a primeira casa, os solteiros entre 20 a 29 anos, sairiam da casa dos pais para um apto compacto. “A preferência é por algo mais simples e dinâmico, mas com toda estrutura de serviços disponíveis no próprio condomínio”.

Em relação a decisão da compra, de acordo com o estudo, outra característica percebida e validada, é a força do método boca a boca. Em uma análise sobre o ambiente online e all line, a TV aberta, Internet, folheto, outdoor, busdoor são os meios de maior consumo dentre as pessoas que estão em busca de um imóvel no momento, mas o boca a boca ainda é o que mais influencia.

Diego Oliveira revela que o intuito é continuar atualizando os dados ao longo de 2023, com abordagens novas e levantamentos essenciais para auxiliar o mercado a se posicionar na mídia. “O objetivo da Youpper é manter esse dado atualizado ao longo de 2023 com novas tomadas de pesquisa, permitindo uma aproximação maior com as empresas do segmento imobiliário para elaboração de planejamento estratégico na comunicação, no marketing e na mídia”, acrescenta.

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