Cabine de Cinema – Exibição Afetiva do filme A Matriarca. Filme será exibido no Território de Identidade do Baixo Sul – em Valença, Nilo Peçanha e Cairu.

A obra audiovisual baiana A Matriarca terá suas primeiras exibições em Valença, Nilo Peçanha, Cairu e Salvador no final de novembro e início de dezembro de 2022. As exibições, que antecedem o lançamento do filme são uma devolução de agradecimento para os municípios que apoiaram a realização do filme, na época da sua produção, em 2020 e 2021.

Filmado nos municípios de Valença e Cairu, o longa metragem A Matriarca revela toda a atmosfera das belezas dos municípios envolvidos nas filmagens. As paisagens naturais, a arquitetura histórica e a presença marcante das manifestações culturais como Os Caretas e o Congado de Cairu e os Zambiapungas de Nilo Peçanha constroem o imaginário do espaço fílmico onde se desenvolve a estória de ficção.

“Essas exibições antecedem o lançamento do filme que ainda não tem data de estreia. É uma devolução respeitosa a todas as pessoas da região que participaram do projeto. É uma exibição de agradecimento. Sou muito grato pelo acolhimento que o filme teve pelo poder público, pela sociedade e pelas pessoas que participaram da equipe do filme que vive na região. Poderíamos contar essa estória em qualquer lugar do mundo, mas o Baixo Sul da Bahia tem uma expressão cultural muito importante para o Brasil, além de ter uma relação afetiva com a região”, explica o diretor do filme, o cineasta baiano Lula Oliveira.

O filme conta a estória de uma família que há muito não se via, separados no tempo, se reencontram na pequena Itabaína (cidade fictícia) para rever a matriarca e comemorar os seus noventa anos. No dia do aniversário, uma grande surpresa corta a alegria daquele instante: a matriarca da família morre. Mistérios e segredos vêm à tona, a partir dos encontros e tramas envolvendo filhos, netos e outros agregados em torno da alegria da festa e toda a tristeza de sua morte, todo o ritual fúnebre, que acaba por revelar algo acerca da natureza das relações humanas que envolve essa família.

Produzido pela DocDoma Filmes, A Matriarca foi realizado com recursos da Ancine, FSA, BRDE. Também teve o patrocínio para finalização da CredCesta e da Bahiatursa. Tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Cairu, Valença, Nilo Peçanha, Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul – Ides e do Sated Bahia.

Serviço:
O quê – Exibição do filme A Matriarca
Quando – 25, 26 e 27 de novembro
Onde – Câmara de vereadores em Cairu, (25) às 15h30; Cine Vitória em Valença, (26) às 17h e 20h; Sede do Zambiapungas em Nilo Peçanha, (27) às 10h.
Quanto – Gratuito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.