A “Caravana Parceria Mais Forte – Juntos Para Alimentar a Bahia” chega ao território Baixo Sul nesta quinta-feira (26).

O encontro acontece no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, município de Valença, às 8:30, quando será promovido um debate sobre a aplicação dos recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na agricultura familiar.

Por meio do projeto Bahia Produtiva, várias ações estão acontecendo nos municípios da região, com aplicação de recursos desde o campo até a chegada dos produtos a estabelecimentos comerciais, entre outros investimentos que oportunizam a permanência de milhares de famílias agricultoras no campo.

O evento é uma oportunidade importante de escuta e transparência, aonde o Governo da Bahia irá apresentar os investimentos da SDR nas feiras livres, distribuição de barracas, construção de agroindústria e no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O momento também é de prestação de contas dos valores investidos no Baixo Sul, além de ouvir, absorver as avaliações e traçar os caminhos para qualificar a aplicação do orçamento nos próximos anos.

A Caravana serve para mostrar a importância, entre outros aspectos, de ter associações com a documentação em dia para que entidades do Baixo Sul possam ser beneficiadas em alguns editais. A equipe vai orientar quem não aproveitou as oportunidades que já foram oferecidas, por questão de documentação e, por ventura, perdeu a chance de obter recursos.

Além dos colaboradores da SDR, o evento contará com a presença de representantes de gestões municipais, de sindicatos, cooperativas, associações, comunidades quilombolas, entre outras lideranças e movimentos sociais do território.

A Caravana Parceria Mais Forte visa consolidar e ampliar as ações que já vêm sendo executadas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos. Entre os objetivos está a articulação com os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, promovendo a transversalidade dessas ações.

Até o dia 29 de junho de 2022, serão percorridos todos os 27 territórios de identidade do estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.