Iniciativa busca estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, além de ampliar a sustentabilidade ambiental e a integração das cadeias produtivas.

Com o objetivo de auxiliar os municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo, a Seagri realiza, dia 21 de março (segunda-feira), o primeiro encontro do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri), que será sediado no auditório da instituição (Centro Administrativo da Bahia, Salvador), a partir das 8h. O evento traz programação, gratuita, com palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia.

“Trabalhamos muito para a formatação desse fórum, que acho imprescindível para levar a Bahia a patamares ainda mais elevados no setor da agropecuária, em suas diversas cadeias produtivas. O agronegócio na Bahia é gigante, vem batendo recordes seguidos, mas precisamos crescer ainda mais, integrando a maior quantidade possível dos municípios a esse agigantamento”, comenta o titular da Seagri, secretário João Carlos Oliveira, que é também o coordenador geral do fórum.

Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e o controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.

A execução do evento atende à Portaria 70/2021, publicada em outubro de 2021, que institui o Feagri, que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado. Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários ou diretores ou coordenadores.

A iniciativa busca, ainda, estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano, “ampliando os benefícios de sua produção por todos os municípios do estado, atingindo os diversos extratos de nossa sociedade, com ênfase no crescimento socioeconômico dos menos favorecidos”, como salienta João Carlos Oliveira.

Gestores municipais do setor agropecuário podem ainda se inscrever através do formulário de adesão disponível no site da Seagri. Confira, (https://abre.ai/d9Ew). O gestor do município interessado em integrar o Feagri deve preencher o termo e enviá-lo para o email feagri@seagri.ba.gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.