Representantes da Prefeitura de Itacaré e do Assentamento Pancada Grande, na zona rural do município, sentaram-se para discutir a formatação de um roteiro para atrair cada vez mais turistas à comunidade. Pancada Grande conta com as belezas naturais das matas e cachoeiras, além da gastronomia, da agricultura sustentável e da rica história do local.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito Genilson Souza e do secretário de Turismo, José Alves, representando o prefeito Antônio de Anízio, e dos diretores da Associação Pancada Grande. De acordo com o secretário José Alves, o turismo de base comunitária vem crescendo muito e já se tornou uma importante atividade econômica. Itacaré, acrescentou, possui todas as viabilidades e o potencial para esse setor

Embora não tenha participado da reunião, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se posicionou, por meio de sua assessoria, quanto à importância do projeto de incentivo ao turismo rural e de base comunitária, ressaltando que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, esse setor tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes.

MEIO AMBIENTE E HISTÓRIA

– Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda – complementou o prefeito.

Reunião ocorreu na sede da associação de Pancada Grande || Foto Divulgação

O vice-prefeito Genilson Souza ressaltou o compromisso do prefeito Antônio de Anízio com a população de Itacaré é constante. Ele explicou que a ideia desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento.

 

Fonte: Ascom Itacaré

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.