Após um longo período de espera, o casal Taynã e Xauã finalmente comemorou a oficialização do sobrenome indígena na certidão de nascimento e inclusão na etnia Tupinambá de Olivença, em Ilhéus. A justiça acatou um pedido feito pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A ação contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Nascido em Ilhéus, Xauã recebeu o registro civil com a devida retificação no mesmo dia, na última quarta-feira (14). Já Taynã recebeu a sentença do juiz determinando a alteração do sobrenome, que deverá ser feita no cartório de Nazaré, onde nasceu. Agora, eles carregam no documento o reconhecimento da etnia, crucial para a garantia dos direitos dos povos originários.

Estiveram presentes no ato, o defensor público e coordenador da 3ª Regional da DPE-BA com sede em Ilhéus, Leonardo Sales, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Olivença, Isabel Cristina, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

“É um momento histórico de justiça e resgate às nossas memórias ancestrais, fazendo valer os nossos direitos, por meio das leis e de pessoas sensíveis, comprometidas em ajudar”, afirmou Taynã Tupinambá.

 

Fonte: Pimenta Blog

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.