A Câmara de Turismo do Baixo Sul se reuniu na manhã desta terça-feira (26), na sede do IDES – Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, em Ituberá, para discutir o cenário atual porque passa o turismo regional, bem como eleger a nova diretoria da entidade.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual do Turismo, Fausto Franco, secretários e superintendentes de turismo das cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença, além de representantes do SEBRAE e SENAC.

Fausto Franco destacou a importância da reunião em Ituberá, com todos os municípios presentes, e a eleição da nova diretoria da Câmara de Turismo, como forma de alinhar as ações para a retomada do turismo pós pandemia. “Nosso potencial é absurdo, mas nosso problemas também são grandes. Não posso negar que temos gargalhos na infraestrutura, temos gargalhos na mão de obra, mas temos que tirar proveito das boas características que a região tem”, ressaltou.

O chefe da pasta do turismo disse que é necessário que os municípios com potencial turístico tenham a capacidade de somar forças, para que todos, juntos possam desenvolver o turismo de forma mais rápida. “As cidades aqui da região tem um potencial turístico absurdo e é importante saber aproveitar esse potencial”, disse.

Ele disse que o povo da Bahia é o diferencial no turismo e que espera muito em breve sair da pandemia acreditando na vacina como o único meio para a volta da normalidade e da retomada do turismo de forma efetiva no estado. “Peço a todos os gestores que fazem a Costa do Dendê, que divulguem essa vacina.

O secretário destacou a importância do papel da imprensa que tem feito um trabalho muito sério na luta contra as fake news. “Que a gente acredite no papel da imprensa e que procuremos nos informar sempre com os órgãos mais sérios, mais responsáveis”.

O Prefeito de Ituberá, Reges Aragão, disse que o Baixo Sul é uma região de destaque e que seu compromisso é, no futuro próximo, elevar a Superintendência de Turismo do município para o status que o turismo precisa e merece que é uma secretaria eficiente.

Leandro Ramos, ex-presidente do Consórcio Ciapra e atual diretor executivo do órgão, falou da importância da união e do fortalecimento das instituições para o desenvolvimento turístico da região.

TURISMO REGIONAL

Fausto Franco disse que após a sua agenda em Ituberá, estará se dirigindo até a Vera Cruz, onde se encontrará com os novos executivos do ClubMed, que foi vendido para um grupo sueco. Segundo, Fausto, serão investidos cerca de R$ 1 bilhão de reais na reestruturação do complexo de lazer, gerando novas oportunidades para toda a região, incluindo o aeroporto de Valença, que deve voltar a receber voos fretados.

O secretário também lembrou que o Governo do Estado deve iniciar uma obra no aeroporto de Maraú, como forma de melhorar o fluxo de turistas para a toda a região.

Por Marcelo Dutra/Vanessa Andrade/Fotos: Vanessa Andrade – V1 Comunicação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.