O ano para os velejadores da classe Oceano começa animado, com a realização de uma das competições mais disputados do calendário náutico baiano: a Regata Salvador-Morro de São Paulo. O evento que aconteceu no sábado, dia 16 de janeiro reuniu cerca de 50 barcos inscritos ao longo de 30 milhas de percurso.

Segundo o Prefeito Hildécio Meireles, a intensão da atual Gestão é fomentar e qualificar os eventos náuticos em Morro de São Paulo e desenvolver o turismo náutica nas demais localidades do Arquipélago de Cairu. “Parabenizamos os organizadores da regata e iremos pensar juntos, estratégias para um maior legado do evento no município”.

Esta é a 3ª edição da Regata de Vela de Oceano Salvador – Morro de São Paulo. “Em dezembro chegamos a decidir pelo cancelamento do vento em 2021, em função dos cuidados relacionados à prevenção da Covid-19 e decreto do Governo do Estado, que proíbe a realização de qualquer evento social, contudo, fomos procurados pelos velejadores que nos pediram para realizar a regata sem a realização de qualquer programação social, como a tradicional feijoada e entrega de prêmios na Gamboa. Com isso, fizemos algo muito simples, até porque só tivemos 15 dias para organizar”, disse Luís Eduardo Pato, gerente geral de Esportes do Yacht Clube da Bahia,

A Regata
Realizada sempre no verão, a Regata Salvador-Morro de São Paulo de Vela de Oceano acontece sob ótimas condições de tempo, mar e ventos bons, geralmente de leste a nordeste e que proporcionam uma velejada de “vento folgado” até Morro de São Paulo.
Além de exigir muita técnica, no que se refere à estratégia de navegação, a Regata também é um convite para se velejar com a família e os amigos, já que os ventos proporcionam uma velejada mais agradável e confortável.

A Regata também tem um caráter desafiador, por ser realizada em mar aberto e fora do abrigo da Baía de Todos-os-Santos. É uma experiência incrível alcançar Morro de São Paulo depois de quatro horas e meia de velejada, chegando a um dos principais destinos turísticos do país.

“Deixamos a bela imagem de Salvador à nossa popa e chegamos no paraíso que é Morro de São Paulo. Isso tudo, geralmente sendo favorecido pelo vento, que torna possível usarmos a vela balão, dando um colorido especial no evento. Neste ano, excepcionalmente, a regata também valerá como primeira etapa do Circuito Salvador de Vela de Oceano”. Declarou Alan Castro, diretor de Vela do Yacht Clube da Bahia (YCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.