A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (26)

Salvador BA 12 05 2020 O governador da Bahia Rui Costa e mais 5 governadores do Norte e Nordeste anunciam não irão seguir novas diretrizes do governo Federal sobre serviços essenciais durante pandemia foto Paula Froes/Govba

O decreto estadual nº 19.586, que venceria neste domingo (27), foi prorrogado e a proibição das aulas nas redes pública e privada, além dos eventos com mais de 100 pessoas, continuam proibidas até 12 de outubro que, por sinal, é um feriado nacional (N.S. Aparecida).

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, entre outros.

Por outro lado, o Governo do Estado liberou o transporte coletivo intermunicipal a partir da segunda-feira (28), nas 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste que estavam com ele suspenso. Com isso, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.

Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governo salientou a importância de preservar as medidas de segurança, como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras.

“Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, comentou o governador Rui Costa (PT).

Segundo o secretário de infraestrutura Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do transporte até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.