A Casa do Empresário de Valença sediou nesta terça-feira (08) mais uma reunião do Conselho Comunitário Consultivo com o objetivo de avaliar e sugerir ações para juntos, sociedade e poder público, vencerem os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

Participaram do encontro os presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Dantas; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Antônio Jorge; o vice-presidente da ACE/CDL, Luís Menezes; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMVAL), João Deolino e o vice-presidente do SINCOMVAL, Reinaldo Mercês. Também da Casa do Empresário, a gerente executiva Camila Reis. A Prefeitura de Valença esteve representada pela procuradora Maristela Vieira, pelo subprocurador Adolfo Sousa e pelo secretário de Indústria e Comércio, Paulo Martins. Presente ainda o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença (SECVALENÇA), Adeson Matos.

A obra de requalificação do Calçadão de Valença também foi pauta da reunião. A Casa do Empresário de Valença protocolou ofício solicitando à Prefeitura uma revisão no projeto da reforma. Em entrevista ao JVA, o secretário Paulo Martins declarou que não é possível nenhuma alteração no projeto em andamento, cujo recurso federal liberado há 15 dias encontra-se com a Caixa Econômica para repasse à empresa executora da obra. “Qualquer alteração no projeto inicial fará com que os recursos não sejam liberados pelo banco”, afirmou o secretário.

“Eu não acompanhei o começo desse projeto, a minha preocupação foi captar o recurso para o município fazer a reforma, e a Caixa este projeto,  portanto agora não tem outra solução, nós vamos terminar a obra, vai ficar um projeto muito bonito e depois a população e a gestão vão decidir o que pode ser feito”, disse o titular da pasta de Indústria e Comércio.

Após os esclarecimentos sobre a reforma do Calçadão, a atenção foi voltada as ações da retomada econômica de Valença, com a reabertura de diversos segmentos. A preocupação com a desobediência da população às orientações de prevenção à Covid-19 foi unânime. Empresário e Poder Público discutiram medidas para orientar e fiscalizar o cumprimento dos protocolos que podem garantir uma retomada com segurança.

“Pedimos o máximo de fiscalização nesse momento de maior flexibilização. Temos atualmente uma estrutura relativamente considerável de saúde, o que nos permite essa maior flexibilização para retomada da nossa economia, porém para que essa flexibilização continue é preciso uma fiscalização mais eficiente.  Contamos muito com a Gestão para que faça a orientação e a fiscalização não só na população, como nos bares, restaurantes, hotéis e no comércio em geral”, sinalizou Eduardo Dantas, presidente da CDL

O presidente da ACE, Antônio Jorge, observou a reabertura dos segmentos, em especial do turismo e concluiu: “Após os últimos acontecimentos observados no fim de semana prolongado, mais do que nunca é importante a fiscalização por parte do poder público”.

O dirigente sugeriu ainda uma reunião de avaliação do comportamento da população no fim de semana prolongado, com as principais lideranças e comerciantes do Guaibim para definir os novos rumos, levando em consideração o início do fluxo do próximo verão. “É por demais importante acompanharmos a movimentação de pessoas, principalmente turistas, para os diversos destinos regionais, visando planejar a logística e prevenção dos aglomerados em diversos meios. Precisamos nos organizar para enfrentar essa nova realidade. Temos que equilibrar o bom senso com o que é permissível ante a situação de Expansão do COVID 19”, disse.

“Observamos que analisar as diversas situações e promover a melhor forma de desempenho sem afetar os princípios do protocolo, é a melhor forma de enfrentarmos as próximas ações de vivências para recuperação da economia”, acrescentou Antônio Jorge.

A procuradora da Prefeitura de Valença, Maristela Vieira falou da necessidade de a população ser mais consciente e parceira do município durante a flexibilização. “O que buscamos nessa retomada é uma flexibilização consciente para que atenda todos os segmentos, e para isso a gente precisa da parceria da comunidade, da conscientização de cada um em adotar as práticas sanitárias devidas, para que a gente possa manter nossas atividades cotidianas, mas sem nunca esquecer que a pandemia não acabou. O fato de haver flexibilização não é sinônimo de vacina, não é sinônimo de fim da pandemia, é exatamente a busca da parceria com a comunidade com o seu fazer, com o cuidado consigo e com o outro”, enfatizou.

Adolfo Sousa, subprocurador, também ressaltou a importância da conscientização de todos. “Nenhuma ação é completa se não houver a participação da população. A flexibilização é necessária, mas é preciso cumprir etapas. O fim de semana de feriadão demonstrou que a nossa população ainda precisa trabalhar mais a conscientização. Tememos o aumento de casos se a população não mudar o comportamento e se conscientizar. Nós precisamos que as pessoas compreendam que a flexibilização não significa que a pandemia acabou. Eu acho que sempre bom lembrar que a participação da Prefeitura nesse conselho consultivo comunitário é de extrema importância porque nós absorvemos as ideias, nós recebemos as demandas da sociedade, já que o Conselho é composto por vários membros da sociedade segmentos. Nós absorvemos essas informações, notícias e sugestões e transmitimos para o comitê. Então essas reuniões periódicas elas são de estrema importância. Eu queria pedir a população consciência que o vírus ainda está na ativa, não existe vacina, nem tratamento que dê 100% de efetividade na cura, então pedimos a sociedade que se conscientize, use máscara, sentimos nesse final de semana que muita gente abandonou o uso de máscara, então a palavra do momento é conscientização.

O presidente do SECVALENÇA, Adeson Matos, orientou todos os trabalhadores do comércio a se prevenirem de forma adequada adotando o uso de EPI’s, que as empresas são obrigadas a disponibilizar, e que o sindicato está atento aos descumprimentos dos empregadores para intermediar as ações de proteção da saúde dos empregados. “Em relação a retomada nós continuamos fazendo essa apuração junto com a Casa do Empresário e mantendo essa linha de frente”, disse Adeson ao JVA.

Fonte: Jornal Valença Agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.