É o primeiro livro-solo do autor no campo da ficção. Antes disso, Gilson Antunes havia participado, como poeta, de algumas antologias, como Esquinas da alma (2019),Bardos baianos, Baixo Sul (2022), Mentes poéticas II (2021), Às margens férteis do rio Una (2017), Poéticas da terra (2023), Artpoesia, Revista cultural (2020), etc.

O livro é composto por 52 poemas e está estruturado em três partes: A glória, A queda e A glória de cair. A obra mergulha na subjetividade humana para evidenciar – sobretudo -os desejos e as insatisfações que movem o ser humano. Isso é feito numa linguagem atravessada pelas marcas das áreas de formação do autor: psicanálise, filosofia e teoria literária por meio da qual o autor sonda os recônditos do mundo psíquico do sujeito. Para a prefaciadora do livro,Taíse Macedo, “Sem apontar início, meio e fim, “A glória de cair” bordeja um universolexical que alude à travessia, à passagem, ao instante, ao sem rumo. Nesses poemas que temos em mãos, o “anjo torto”, o “órfão da encruzilhada”, “as fiandeiras”e “o pastor das campinas sem fim”, para citar algumas imagens, resplandecem o indomável e incontrolável da poesia e do ato da escrita, sempre em vias de se fazer”.

O livro será lançado na Biblioteca Municipal Ruy Barbosa (Rua Maestro Barrinha, Graça), anexo do Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença-BA), no dia 09 de dezembro (sábado), às 18 horas. Neste dia, haverá um bate-papo com o escritor e com a prefaciadora da obra (a pesquisadora de poesia contemporânea, Taíse Macedo). Além disso, a palavra será franqueada aos convidados para declamarem poemas, dialogarem acerca de poesia e conversarem sobre assuntos afetos à temática da noite.

A glória de cair é uma publicação da editora Mente Aberta e integra a coleção Poessências (edição de bolso) que está sob a coordenação de IonãScarante (escritora que estará presente no lançamento) e Pedro Camilo de Figueirêdo. O leitor pode adquirir a obra no dia do lançamento por R$ 20,00 (vinte reais).

Gilson Antunes é doutor em Literatura e Cultura (UFBA), mestre em Letras (UFBA), especialista em Teoria da Psicanálise (BAHIANA), em Ensino de Língua Portuguesa (UNIMES), em Língua e Literatura (FACCEBA), graduado em Filosofia (UCSal), em Letras (UNEB) e graduando em Direito (UNEB), professor do IF Baiano (Campus Valença), membro da Academia Valenciana de Educação Letras e Artes (AVELA), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes (Glicam), autor de dezenas de artigos acadêmicos sobre as literaturas do Baixo Sul da Bahia (confira o currículo em:  https://lattes.cnpq.br/7484310646564871), autor do livro Desejo e solidão (sobre a obra de Clarice Lispector) e organizador dos livros Às margens férteis do Rio Una e Práticas (trans)formativas em linguagens (vol. I).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.