De cada oito mulheres, uma deve receber o diagnóstico de câncer de mama em algum momento da vida. Entretanto, quando detectado em fase inicial, a probabilidade de cura dessa doença é superior a 90%. Esse é justamente o foco da campanha Outubro Rosa: conscientizar mulheres e toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce.

Porque outubro, porque rosa

A história do Outubro Rosa remete a 1990, ano da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Para aquela ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu para os participantes um laço cor de rosa. A partir de então, diversas ações começaram a ser feitas no intuito de fomentar a prevenção ao câncer de mama.

As ações, inicialmente isoladas, em 1997, após aprovação do Congresso Americano, ganharam foco no mês de outubro, que ficou conhecido com mês nacional americano de prevenção do câncer de mama. Depois disso, o dia 19 de outubro ficou registrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e as ações do Outubro Rosa se espalharam pelo mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.