De acordo com o relatório Travel Trends, 66% dos brasileiros afirmam que viajam com a família para criar novas memórias

Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, o setor de turismo entra em um dos períodos mais aquecidos. Mas, neste ano, um comportamento específico chama a atenção e deve se consolidar também em 2026. As viagens em família. Segundo o relatório Travel Trends, do Skyscanner, 69% dos brasileiros afirmam que viajariam com familiares por prazer genuíno. Na prática, os brasileiros demonstram um retorno à valorização de vínculos reais e do tempo compartilhado em família.

A busca por convivência e reconexão entre gerações aparece como um dos principais motores desse movimento. “A viagem virou um ponto de encontro ampliado. É quando a família consegue desacelerar e realmente estar junta”, explica Isla dos Santos, especialista de viagens do Skyscanner. O relatório também mostra que essa tendência atravessa faixas etárias. Entre os jovens da Geração Z, 43% viajaram com os pais nos últimos dois anos.

“Em um primeiro momento, é intuitivo pensar que os jovens da Geração Z iriam na contramão desta tendência, preferindo as viagens badaladas com amigos, mas o que acontece é exatamente o contrário”, adiciona Isla.

Entre as motivações dos adultos para estarem juntos estão a criação de novas memórias (66%), demonstração de gratidão ou retribuição aos pais e avós (37%) e por ser uma das únicas vezes em que há conexão plena entre os familiares (38%).

Fim de ano impulsiona a tendência

O período de festas, tradicionalmente marcado por reencontros, também ajuda a impulsionar essa tendência. E as vantagens práticas, como promoções, também contam e estimulam parentes a dividirem custos, especialmente em roteiros internacionais. Ainda de acordo com a pesquisa, 24% afirmam viajar com a família por economia.

“As promoções de final de ano para viagens, como as da Black Friday, Cyber Monday e Travel Tuesday, dão aos viajantes brasileiros a chance de aproveitar para economizar ainda mais dividindo os custos”, aponta a especialista.

Ainda segundo o Travel Trends, que analisou milhares de dados na plataforma do Skyscanner, entre os destinos que devem atrair as famílias brasileiras neste final de ano e em 2026, estão:

  • Copiapó, no Chile, ideal para visitar belezas naturais como o Atacama e o Deserto Florido, fenômeno natural raro que deve ocorrer na primavera do próximo ano;
  • Montego Bay, na Jamaica, com seus belos resorts caribenhos com praias, é ideal para lazer e para aproveitar com as crianças;
  • Hong Kong, na China, uma metrópole vibrante de gastronomia, cultura e eventos, em alta após a flexibilização de vistos para brasileiros.

Já os destinos brasileiros que serão tendência em 2026 com redução de preços, e também são uma ótima pedida para o período de festas incluem Caxias do Sul, Fernando de Noronha, Fortaleza e Recife, ótimas escolhas para quem quer reunir a família no Natal ou no Ano Novo de maneira mais acessível.

Sobre o Skyscanner
O Skyscanner é um dos principais aplicativos de viagens do mundo, ajudando viajantes a planejar e reservar suas viagens com facilidade e confiança. Todos os meses, o Skyscanner conecta milhões de viajantes em 52 países e 32 idiomas a mais de 1.200 parceiros confiáveis, permitindo que encontrem as melhores opções de voos, hospedagens e aluguel de carros.

Fundado em 2003, o Skyscanner possui escritórios na Europa, na Ásia-Pacífico e na América do Norte, onde desenvolve inovações centradas no viajante, com base em dados e insights. Utilizando tecnologias avançadas, o Skyscanner simplifica as complexidades do setor e oferece soluções honestas e transparentes, analisando mais de 80 bilhões de preços por dia para garantir que os viajantes tenham, em um só lugar, acesso às melhores opções disponíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.