A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu nesta quinta-feira (30) um grupo de estudantes dos 4º e 6º semestres do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Caetité. A visita teve como objetivo apresentar aos universitários o rico patrimônio arquitetônico e histórico de Valença.

Conduzidos pelo professor Alex Almeida, os trinta estudantes percorreram diversos pontos da cidade, como o Theatro Municipal, a Câmara de Vereadores, a Recreativa e a Companhia Valença Industrial, onde participaram de uma palestra sobre a relevância histórica e econômica da fábrica têxtil para o desenvolvimento do município. O roteiro seguiu até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, atualmente em processo de restauro, e foi concluído na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, de onde o grupo apreciou a vista do mirante mais conhecido da cidade.

O professor de História do Brasil da UNEB, campus Caetité, Zezito Rodrigues, ressaltou a importância da visita técnica para o processo formativo dos estudantes. “É a minha quinta visita à cidade, e Valença é muito significativa tanto no aspecto cultural quanto no paisagístico. Foi um verdadeiro tesouro participar dessa experiência e compartilhar esse aprendizado com os alunos”, afirmou.

A universitária Rosa Guimarães também destacou o valor do encontro para a compreensão da história local. “Valença foi muito importante para o período colonial da Bahia. Uma cidade histórica que traz muitas informações relevantes para a nossa formação. Essa vivência amplia nossa percepção sobre a importância da preservação da memória e da identidade baiana”, disse.

Encerrando a visita, o Secretário de Turismo, Vidalto Oiticica, ressaltou a hospitalidade da cidade e o potencial turístico e educativo de suas construções históricas. “Valença é uma sala de aula a céu aberto. Cada rua, cada edifício conta uma parte da história da Bahia e do Brasil. Agradecemos à Prefeitura pela recepção e por possibilitar essa troca de saberes”, concluiu.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.