O Centro de Cultura Olívia Barradas se transformou em um espaço de encantamento e aprendizado com a realização do 2º Encontro de Contação de Histórias, que tem como tema “O lúdico traça o caminho para a imaginação florescer, sentir e sonhar”. O evento, que acontece nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Ruy Barbosa, sob coordenação de Lúcia Araújo, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A programação reúne crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de diversas escolas do município, promovendo um mergulho no universo da literatura por meio de brincadeiras lúdicas, oficinas, pula-pula, pintura facial, cineminha, apresentações teatrais e de escritores convidados.

“2º Encontro de Contação de Histórias é uma realização não só pessoal, mas educacional e profissional. Quando pensamos em um projeto desses, pensamos na criança que ainda existe dentro de nós e não deixamos morrer. Nos emocionamos muito quando falamos de imaginação e de sonhos”, destacou a coordenadora Lúcia Araújo, e idealizadora do evento.

Entre os convidados especiais, a escritora Ionã Scarante, autora do livro “Quer Desenhar Comigo?”, abriu o encontro com uma apresentação inspiradora sobre a importância da leitura e do desenvolvimento do desenho infantil. “Essas crianças precisam, nesse momento, viajar nas histórias e participar de eventos como este, que despertam a sensibilidade e a criatividade”, afirmou.

O evento também conta com a presença dos escritores Bárbara Ramos, Rogério Medrado e Joara Porto, que irão compartilhar suas experiências e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita desde a infância.

Além da contação de histórias e das atividades lúdicas, o encontro traz um espaço dedicado ao fortalecimento da leitura acessível, com uma mostra de instrumentos de leitura e escrita em Braille, apresentada pelo professor Rubenildo Sousa. “A leitura é um direito de todos. Quando tornamos o livro acessível, ampliamos horizontes e garantimos que cada criança possa sonhar, sentir e imaginar com igualdade”, ressaltou o educador.

O 2º Encontro de Contação de Histórias continua até esta quinta-feira (30), e está aberto a todos que acreditam no poder transformador da leitura. Tragam as crianças, e venham participar e ouvir boas histórias.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.