Gratuito, evento promoveu empreendedorismo feito a partir de mulheres afrodescendentes do território
Com ambiente vibrante e acolhedor, empreendedoras negras de Santo Antônio de Jesus e região circunvizinha tiveram a oportunidade de participar de palestras incríveis e ouvir histórias que inspiram, a partir da atuação de empreendedoras do território. O Empreende Pretas foi realizado na última terça-feira (19) e reuniu mulheres negras de diversos municípios na sede do Sebrae em Santo Antônio de Jesus.

A oportunidade serviu também para as mulheres trocarem experiências, fazerem network e apoiarem negócios que valorizam a cultura e a identidade negras. Mais do que um evento, o Empreende Pretas representou um movimento de transformação, no qual o protagonismo feminino negro foi celebrado, as ideias ganharam força e as redes de apoio cresceram, como ressaltou o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton.

“O Empreende Pretas representa, na prática, a estratégia do Sebrae Plural: reconhecer, valorizar e apoiar a diversidade que move o empreendedorismo brasileiro. Vejo nesse evento um espaço fundamental para fortalecer o protagonismo das mulheres negras, conectando talento, cultura e inovação com oportunidades de negócio. O encontro é um movimento que gera impacto real: amplia redes de apoio, fomenta a economia local e dá visibilidade a empreendimentos que expressam identidade, criatividade e resistência”, avaliou o analista.

Luize Santana é empreendedora social e trabalha na Sala do Empreendedor de Jaguaripe. Para ela, a iniciativa fortalece as empreendedoras negras agregando em visibilidade, autoestima, e percepção da potência do empreendedorismo negro da Bahia.

“Nosso município levou uma caravana de empreendedoras e principalmente empreendedoras rurais, mulheres marisqueiras, negras, que se visualizam no lugar de destaque nesse evento, tendo visto a visibilidade do seu empreendimento. Para nós foi um marco nas atividades do Sebrae e esperamos que a cada ano o evento seja fortalecido e ampliado”, concluiu Santana.

O evento teve a parceria do Sicoob, Empreender, Acesaj, Cemec e Senac.

Por Rafael Lopes/ Fotos: divulgação Sebrae Bahia

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.