Nos últimos anos, Valença tem promovido a qualificação profissional gratuita em diversas áreas. Essa visão pública da preparação para o mercado de trabalho se destaca no mandato de Jairo Baptista e acontece em muita sintonia com outra realidade: o município tem recebido novos empreendimentos importantes, desde as grandes redes do país como o Atacadão, a Drogasil, até pequenas e médias lojas, clínicas e outros que a todo momento são inaugurados. O posto de combustíveis  que foi construído no trevo da BA-001 é um exemplo dessa nova era de investimentos privados na maior cidade do Baixo Sul. Em pleno funcionamento, o empreendimento  chama a atenção de quem passa pela rodovia. A edificação foi erguida ao lado da Polícia Rodoviária Estadual.
Em contato com o empresário responsável, ele destacou que a gestão municipal tem aberto portas para novos negócios na cidade, o que significa geração de emprego e renda para os valencianos, além de mais receitas próprias para o município. Apesar de ser um polo regional, próximo a capital do Estado, centro da Costa do Dendê, um lugar litorâneo e privilegiado pela natureza, com um grande potencial para o desenvolvimento, principalmente através do turismo, há tempos atrás, alguns gestores faziam exatamente o contrário: dificultavam a instalação de filiais de redes varejistas e muitos investidores chegaram a desistir de investir por aqui.Especialistas destacam que o incentivo do município à chegada de empreendimentos significa sustentabilidade financeira e a autonomia administrativa da cidade.

“O município mal sucedido na atração de investimentos se torna extremamente dependente do repasse de impostos da esfera estadual e federal para conseguir se desenvolver. Como consequência, as diversas demandas para novas políticas públicas aumentam, mas o orçamento para solução de problemas continua limitado”, explica a consultora Danielle Valdívia.

É perceptível que Valença está conseguindo atrair investimentos e a Prefeitura parece que está facilitando e incentivando isso.

O prefeito Jairo Baptista revelou-se com perfil desenvolvimentista demonstrando uma visão moderna e positiva que tem projetado a cidade num percurso mais favorável para impulsionar o crescimento.

Vale ressaltar que diminuir a burocracia atrai investimentos, e potencializar a atratividade do município aos olhos de investidores nacionais e internacionais é um trajeto que pode significar geração de oportunidades e, consequentemente, um novo ciclo de prosperidade para Valença. A diplomacia da gestão com quem tenha interesse em empreender é um fator importante nesse processo.

 

Foto by Cloves Luz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.