O GOLPE DO 0800* 

 

         Um novo golpe está sendo realizado nos últimos tempos, o que nos faz chamar atenção dos leitores desta coluna semanal.

Funciona assim: golpistas enviam SMS com mensagem de compra falsa pedindo que o cliente entre em contato com uma suposta central de atendimento 0800 para resolver uma irregularidade no cartão ou na conta.

No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem.

Na mensagem, o golpista usa o nome de alguma instituição financeira em mensagens como: “Compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida”.

Dizem que para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800.

Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.

O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente.

Ele ressalta que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.

Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta. Os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema. Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone.

Ao receber uma ligação suspeita, desligue e de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco.

Na semana que vem retornamos.

*Dr Fábio Nogueira é advogado, membro da Comissão Estadual de Juizados Especiais da OAB/BA, especialista em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.