Por Wanderson Nascimento 

Comemorado no dia 20 de novembro (próximo domingo), o dia da consciência negra é uma iniciativa que partiu dos movimentos sociais, com o objetivo de evidenciar e denunciar as diversas desigualdades históricas com a população negra.

A data tem ligação com a morte de Zumbi, figura simbólica que liderou movimentos de resistência nos meados do século XVII. Com as condições desumanas no interior dos latifúndios, os escravizados começaram a se rebelar e fugirem para assentamentos, denominados quilombos. Sendo palmares o maior e mais conhecido na História.

A celebração inspirada na luta dos negros pelos direitos reascende a necessidade de debater a inserção destes na sociedade atual. Sabe-se que, apesar dos avanços, a exclusão social persiste. As sequelas deixadas pelo colonialismo no país não foram totalmente superadas. O que exige reparação histórica, expansão de políticas afirmativas, entre outros.

Seja de modo explícito ou velado, o racismo está presente no nosso cotidiano. As tentativas de apagamentos das culturas africanas, a Intolerância religiosa, expressões
depreciativas “eufemizadas” , baixa imersão em espaços de poder e o negacionismo histórico são algumas das suas faces. Que sejamos conscientes e contundentes a essas práticas.

Viva Zumbi dos Palmares!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.