Uma das expressões culturais mais emblemáticas do Nordeste brasileiro pode ganhar reconhecimento internacional. O Forró, já registrado como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2021, iniciou o processo para ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O anúncio foi feito durante o I Festival Internacional do Forró de Raiz, realizado em Lille, na França, até o último domingo (14), dentro da Temporada França-Brasil 2025, série de eventos que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

No primeiro dia do festival, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmou um protocolo de intenções com o Consórcio Nordeste, instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região, e o Fórum Nacional do Forró de Raiz. O acordo prevê a elaboração do dossiê técnico exigido pela Unesco para candidaturas de bens culturais imateriais e a execução de ações de visibilidade e salvaguarda, garantindo a preservação do Forró e sua transmissão às próximas gerações.

O reconhecimento internacional reforça um movimento iniciado em 2021, quando o Iphan inscreveu as Matrizes Tradicionais do Forró no Livro de Registro das Formas de Expressão, que reúne bens como o Repente, a Ciranda do Nordeste, a Roda de Capoeira, o Maracatu Nação (PE), o Carimbó (PA) e a Literatura de Cordel.

As “Matrizes Tradicionais do Forró” englobam ritmos musicais, danças e instrumentos que formam um conjunto de manifestações artísticas. Desde o início do século 20, o termo “forró” passou a designar não apenas um gênero musical, mas também eventos com música ao vivo e dança, onde se apresentam gêneros como baião, xote, xaxado, rojão, xamego, balanço, miudinho, forró-samba e quadrilha/arrastapé.

Assim como o choro, o frevo e o samba, o forró consolidou-se nos bailes e festividades populares, em espaços de convivência social e cultural que continuam vivos e ativos em todo o país.

 

Por José Mion/Alô Alô Bahia/ Foto by Andréa Rêgo Barros/PCR

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.