É nesta terça-feira, 11 de novembro, logo após a sessão ordinária, no plenário provisório que fica no estacionamento da Casa Lacerda.

A Câmara Municipal de Valença abre, nesta terça-feira, dia 11 de novembro, espaço na Tribuna Livre para a professora e escritora valenciana Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo, autora do livro “Valença da Bahia: Origens e Raízes”, publicado pela Editora Mente Aberta.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Bertolino de Jesus Júnior (PSD), que destacou a relevância da obra para a preservação da memória histórica e o fortalecimento da identidade cultural do município.

Durante sua participação no plenário, a professora Rosângela explicará como foi o processo de pesquisa e escrita do livro, que revisita as origens e a formação cultural do povo valenciano. A obra, ilustrada por Clóvis Luz, com fotos de Dr. Guido Magalhães e prefácio do jornalista Levi Vasconcelos, reúne registros históricos, curiosidades e narrativas que resgatam as raízes de Valença, valorizando o passado e projetando a importância da cidade na história do Recôncavo e do Baixo Sul da Bahia.

Rosângela Góes é licenciada em Letras, especialista em Avaliação e Metodologias da Aprendizagem e professora das redes pública e privada de ensino. Com ampla trajetória na vida educacional e cultural de Valença, foi Secretária Municipal de Educação (1987–1989) e Secretária de Turismo, Cultura, Indústria e Comércio (1997–1999), na gestão do então prefeito Agenildo Ramalho. Atualmente, integra a Academia de Educação, Letras e Artes de Valença (AVELA) e a Academia de Letras do Recôncavo (ALER).

O vereador Bertolino de Jesus ressaltou que a Tribuna Livre é um instrumento democrático importante para dar voz a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento cultural e social do município. “A professora Rosângela representa o amor por Valença, traduzido em palavras e pesquisa. Sua obra é um presente para nossa cidade e para as futuras gerações”, afirmou.

O lançamento oficial do livro “Valença da Bahia: Origens e Raízes” acontece na próxima quinta-feira, 13 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal de Valença, dentro da programação comemorativa dos 176 anos de emancipação política do município. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Valença, por meio das Secretarias de Cultura, Comunicação, Educação, Mulheres, e Reparação e Promoção Social, e promete reunir educadores, artistas, autoridades e admiradores da história local.

A participação da professora Rosângela Góes na Tribuna Livre será logo depois da sessão ordinária do legislativo, que começa às 17 horas, no estacionamento da Casa Lacerda.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.