A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, participou nesta quinta-feira (28) da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Salvador. O evento, que tem como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, reúne cerca de 1.200 participantes, entre representantes de movimentos feministas, sociedade civil e poderes públicos.

Jacqueline iniciou sua participação destacando a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres e refletindo sobre os desafios que ainda precisam ser superados.
“Estamos em Salvador, na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, ao lado do nosso governador debatendo e construindo caminhos para garantir que cada mulher esteja onde quiser estar. A voz da mulher é resistência, é transformação e é vitória. E eu sigo firme, como Prefeitona de Nilo Peçanha, representando o meu povo e provando, mais uma vez, que nada pode parar quem é escolhido por Deus e legitimado pelo povo”, afirma a gestora.

A conferência tem como objetivo atualizar as pautas do movimento de mulheres e construir coletivamente o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. A programação segue até esta sexta-feira (29) e inclui eixos temáticos como: participação política paritária; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação não sexista e cultura igualitária; além do direito ao território e à sustentabilidade.

No encerramento, serão votadas as propostas e eleitas as delegadas que representarão a Bahia na Conferência Nacional, marcada para setembro, em Brasília.

Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a adesão da Bahia ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, firmado com o Governo Federal. O acordo prevê ações conjuntas para reduzir os casos de feminicídio no estado, com foco na prevenção, monitoramento e responsabilização dos agressores.

De acordo com o balanço da organização, 176 municípios já realizaram conferências municipais e 22 encontros territoriais, mobilizando mais de cinco mil mulheres em todo o estado e fortalecendo a construção coletiva das políticas públicas.

 

Ascom PMNPeçanha
Fotos: Samantha Maria

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.