A medida é obrigatória e o não cumprimento do prazo acarreta multas e bloqueio da propriedade para o trânsito de animais
Com o engajamento do setor produtivo, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) avança no trabalho de atualização cadastral dos rebanhos de animais de produção. Até o momento, 10 milhões de bovinos, oriundos de 187 mil propriedades, foram declarados, que equivale a 71% do rebanho do estado. Além das criações, de diferentes espécies, estão sendo atualizados dados da propriedade e do produtor rural, como telefone de contato, endereço entre outras informações.
Até o dia 15 de setembro, os criadores precisam atualizar dados dos seus rebanhos bovino e bubalino, bem como das demais espécies de animais susceptíveis à febre aftosa como ovinos, caprinos e suínos. Para uma maior eficiência dos programas de defesa animal, serão atualizadas também as criações de abelhas, aves, equídeos (cavalos, burros, jumentos) e peixes.
“A Atualização é uma exigência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e, portanto, obrigatória após a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Necessária também para o domínio da informação e o consequente aumento da vigilância veterinária”, declara o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Carlos Augusto Chaves, lembrando que o não cumprimento, dentro do prazo, pode acarretar penalidades como multas e bloqueio da propriedade para o trânsito de animais.
Vale ressaltar que, mesmo com a erradicação, o estado segue vigilante contra a febre aftosa. “E, nesse contexto, o conhecimento da realidade cadastral do estado se faz necessário para que a Adab atenda com maior eficiência e rapidez às notificações de casos suspeitos ou confirmados da doença, diminuindo os prejuízos ao produtor”, alerta o médico-veterinário da Adab e responsável técnico pelo Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa no estado, José Neder.
Para realizar a atualização cadastral, o produtor deve comparecer ao escritório da Adab mais próximo ou acessar o site: www.adab.ba.gov.br. O órgão possui 383 unidades de atendimento distribuídas por toda a Bahia.

Ascom – Adab/ Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.