Aprovado por unanimidade e de autoria do presidente da Câmara de Valença, vereador Bertolino de Jesus, a concessão da placa do Mérito Legislativo foi entregue na noite desta sexta-feira(1º de novembro) ao poeta, escritor, fundador  ex-presidente da  Academia Valenciana de Educadores Letras e Artes(AVELA), Araken Vaz Galvão.

Em reunião solene da AVELA, na sede da Biblioteca Ruy Barbosa, anexo do Centro de Cultura Olívia Barradas, a honraria foi entregue pela Câmara de Valença à diretoria da entidade através de uma live ao vivo ao imortal.

Segundo Bertolino de Jesus, autor da Placa Legislativa, a outorga foi concedida em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados a sociedade valenciana.

Participaram da solenidade de outorga da Placa do Mérito Legislativo, a secretária de Educação de Valença, Albete Freitas; a presidenta da AVELA, Juscimare Souza; o secretário da entidade, Gilson Antunes, os imortais Otávio Mota, Pedro Geraldo, Maria do Perpétuo Socorro; a coordenadora Biblioteca Ruy Barbosa, Lúcia Araújo; o ex- presidente do Rotary Club, Jaime Godinho,  além dos jornalistas Ricardo Lemos e Irene Dóres e do radialista Madger William.

SOBRE O ESCRITOR

ArakenVaz Galvão, com a ajuda de outros amigos, realizou um trabalho de publicação de livros, em Valença, possivelmente sem precedentes (e similares) na Bahia e, talvez, em todo o Brasil, pois em um espaço de sete anos, em uma cidade de porte médio (atualmente está com 100 mil habitantes), por movimentar pessoas com talento para escrever, incentivando-os e os reunindo – no veio depois resultar a fundação da Academia de Letras de Valença –, em um grupo literário compacto, resultando na publicação – por influência direta e indireta – de mais de 40 títulos, entre romances, poesia, livros de contos, de crônicas, de História e de cultura popular, ensaios, livros de jovens escritores, etc. Esta atividade é a que Vaz Galvão mais se orgulha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.