A Igreja do Sagrado Coração de Jesus teve o altar da Capela  de Nossa Senhora das Dores e Senhor Morto tomada  por um incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (19). O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as  chamas.

O incêndio teve início na porta lateral da Igreja, que dá acesso à Capela e tudo indica que foi um ato criminoso. A Polícia Técnica também foi acionada. Uma perícia está sendo realizada para identificar a causa do incêndio.

NOTA DA SECULTBa

A Secretaria  de Cultura da Bahia, através do titular da pasta, Bruno Monteiro emitiu Nota Pública:

A Secretaria de Cultura do Governo da Bahia (SecultBa) assim que tomou conhecimento na manhã deste domingo (19) sobre o incêndio na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, localizada no centro do município de Valença, prontamente entrou em contato com os secretários de Cultura e Turismo do município, Gugui Martinez e Klayton Argolo, respectivamente, e com o Padre Marcos Reis para prestar solidariedade e se colocar à disposição para contribuir com a proteção e salvaguarda do espaço sagrado. A SecultBa segue também em contato com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica acompanhando toda investigação e perícia sobre a ocorrência.

Desde 2001, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus é tombada provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, e é de relevante interesse artístico arquitetônico e urbanístico para o estado. Em 2022, o IPAC entregou à administração da Igreja projetos de recuperação estrutural da cobertura da Igreja no valor de 100 mil reais. A Igreja foi construída em 1759 e inaugurada em 1801.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado com sucesso, sem a necessidade de reforços de pessoal ou equipamentos e não houve vítimas desta ocorrência. Dentre a principal área e itens atingidos, encontra-se o Altar de Nossa Senhora, onde constava a Imagem de Nossa Senhora das Dores (origem barroca) e a Cruz com Cristo (origem barroca). No local, foi recuperado um terço de Nossa Senhora das Dores.

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBa), por meio do IPAC, já está trabalhando para firmar um convênio emergencial para realização de um reparo urgente nas áreas atingidas e reitera seu compromisso com a preservação e a salvaguarda do patrimônio artístico, histórico e cultural da Bahia.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.