Hildécio Meireles (DEM), prefeito de Cairu, no baixo-sul do estado, é um dos que mais se manifestou sobre a diminuição no repasse de dinheiro do Fundo Participativo dos Municípios (FPM). Convidado do PodIb, o podcast do Informe Baiano, nesta segunda-feira (30/10), ele culpou erros do presidente Lula (PT) com os municípios.

overlay-clever“O repasse de FPM e do ICMS por parte do governo ao município não é favor, é constitucional. Aqui ou acolá, o governo estadual ou federal quer dar um incentivo qualquer a uma indústria e bota na culpa do município. O município perde na hora que o governo diminui a receita por conta de um incentivo qualquer, ele também tira do município. Ora, dê incentivo com o seu dinheiro, não tire do município!”, reclamou.

O gestor alegou que, ultimamente, o governo definiu algumas políticas salariais que não conseguem ser cumprida pelo município sem recursos massivos do governo federal. “O Programa de Saúde da Família (PSF), por exemplo: o governo passa um valor ‘X’ que mal dá para pagar o salário da equipe. Sem contar adicional noturno, insalubridade, contribuição previdenciária… isso ao longo de 20 anos”, argumentou Hildécio.

Apesar das reclamações, durante o podcast, o democrata deu ‘cartão verde’ a Lula por “ser um bom político” e evita citar o petista como única causa do momento financeiro. “Essa crise, a gente não pode apontar para esse momento, esse governo. Nesse governo a crise aflorou feito nunca, por alguns erros, eu diria, do nosso governo”, ameniza.

Ele disse ainda que a expectativa é de Cairu receba cerca de R$ 600 mil de FPM e R$ 600 mil de ICMS além de, por conta do turismo, ter renda adequada para gerir o município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.