Por Wanderson Nascimento

No último domingo, ocorreu o 2º turno das eleições para presidente e governador (em alguns Estados). Antes do pleito, por meio das pesquisas, já se notava o acirramento entre os candidatos à presidência.

Logo no início da apuração, Bolsonaro esteve à frente com uma considerável vantagem sobre seu oponente. O jogo virou para Lula após 67, 76% das urnas apuradas, em função de sua expressiva popularidade nos Estados do Nordeste, região a qual teve maior número de votos.

O resultado deu vitória a Lula que, pela terceira vez, assumirá o poder nos próximos quatro anos. Está havendo manifestações contrárias ao exercício DEMOCRÁTICO. Insatisfeitos, alguns caminhoneiros decidiram bloquear as rodovias, impedindo o direito de ir e vir das pessoas. A insanidade é tanta que alguns grupos pedem a volta do regime militar.

Os desafios para o novo governo petista são muitos, tais como: executar os projetos, negociar com a forte base bolsonarista no congresso e senado, equilibrar as contas públicas, controlar a inflação e manter os programas sociais. Uma das promessas de campanha do presidente eleito é conter o preço dos alimentos, sendo a carne o principal deles. Para atingir essa meta, o governo pretende limitar a exportação. A curto prazo, essa medida facilitará o acesso a proteína, uma vez que a produção desta se voltaria ao mercado interno, sendo negociada a baixo custo.

Por outro lado, os economistas ressaltam que, quando o Estado decide limitar ou até mesmo bloquear a exportação, o criador de gado tende a reduzir o tamanho do rebanho. Com isso, a cadeia produtiva perde estímulo. É inviável para o produtor manter a produção de carne bovina com preço por arroba baixo e insumo alto.

A intervenção estatal, caso não seja devidamente planejada, pode prejudicar futuramente a economia. Tendo como consequências o desemprego, a elevação repentina dos
preços e inflação, considerando a lei da oferta e demanda.

No mais, o que resta é torcer para o sucesso do novo governo, independente das divergências políticas. Que nossa nação possa viver e reviver dias melhores!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.