Arte-educadora Jamile Menezes realizará ações artísticas e educativas durante o início do ano de 2022

O projeto “As escolas de Joana: produção literária e contação de histórias sobre infâncias e representatividade”, idealizado pela arte-educadora Jamile Menezes, foi selecionado no Prêmio Cultura na Palma da Mão e realizará ações artísticas e educativas durante o início do ano de 2022.

WhatsApp Image 2022-01-04 at 13.21.30

Escolhido na categoria Difusão artística, a proposta visa divulgar o livro “As escolas de Joana”, escrito e ilustrado por Jamile com base nas suas vivências de infância na zona rural de Valença, Bahia. A arte-educadora irá utilizar as suas redes sociais no Instagram (@jammenezes), YouTube e Facebook para realizar lives sobre educação no campo, literatura, representatividade e infâncias; postar vídeos contando a história e realizando uma oficina de livro artesanal, com acessibilidade em Libras e legendas; disponibilizar o livro em formato PDF para ser baixado gratuitamente e imprimir exemplares para distribuir em escolas, bibliotecas, ONGs e instituições interessadas.

O livro conta a história de uma menina de oito anos que vive na zona rural com seu pai, mãe e dois irmãos. Sua escola é longe de onde mora, mas para ela nem parece, pois se diverte com as coisas que vê pelo caminho. No percurso, encontra sua tia costureira, suas primas, que vão com ela para escola e sua avó, que é merendeira. Todos sempre têm algo interessante para ensinar à garota: trava-línguas, brincadeiras, matemática no cotidiano e regras de convivência.

“Esse conto foi escrito para mostrar que criança não aprende só na escola, mas com tudo e todos ao seu redor”, afirma a escritora.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Fonte: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.