A maior flexibilização visa proporcionar aos consumidores mais tempo para ir às compras nesse final de ano, momento em que o comércio registra as maiores vendas

O Conselho Consultivo da Covid-19 realizou nova reunião na manhã desta terça-feira (17), com a presença de representante da Prefeitura, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença e das entidades que compõem a Casa do Empresário (ACE, CDL e SINCOMVAL).

Na ocasião, a Casa do Empresário de Valença solicitou ao poder público municipal a permissão para que o comércio estenda o seu horário de funcionamento já nesta semana para proporcionar aos consumidores mais tempo de ir às compras da Black Friday e das festas de final de ano, evitando assim possíveis aglomerações. Esta é a época em que o comércio registra as maiores vendas do ano.

Com a diminuição dos casos de covid-19 em Valença e o reforço na estrutura em saúde, a Prefeitura considera acatar o pedido da classe empresarial, mas a apreciação da pauta e decisão a favor desse pedido será discutida na reunião do Comitê Municipal da Covid-19 que será realizada nesta quarta (18).

O subprocurador do município, Adolfo Sousa, alerta a população quanto aos cuidados pessoais de prevenção da Covid. “Nós sabemos que a Black Friday é um dos momentos mais aquecidos do comércio, então ela vai acontecer, mas o que nós pedimos à população é que ela evite aglomeração, use máscara, use o álcool gel para que a sua participação nesse evento aconteça de forma tranquila e saudável para evitar a disseminação do covid-19 no nosso município, que já está em queda há alguns meses”, disse em entrevista ao JVA.

O representante dos trabalhadores do comércio, Adeson Matos, presidente sindical também se mostrou à favor da liberação de horário para o comércio. “Após todo esse fechamento que houve nas datas comemorativas, nas festas populares, precisamos aproveitar esse momento agora para ter uma maior venda em relação ao comércio. E, aumentando as vendas, isso reflete em mais empregos em nossa cidade”, avaliou.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Valença – SINCOMVAL, João Deolino descartou um novo fechamento do comércio. “Com a covid em diminuição no nosso município, vamos continuar com o comércio aberto”, comemorou.

Thiago Menezes, diretor da Casa do Empresário comentou sobre a reunião. “Nós ficamos muito felizes com o resultado dessa reunião porque vem aí o maior momento de venda do varejo no ano que é a Black Friday, e estávamos nessa expectativa de uma flexibilização maior do comércio. Com a força da nossa Casa do Empresário, conseguimos isso, inclusive, a Prefeitura informou que há uma discussão para flexibilizar mais serviços que ainda não estão com seu funcionamento flexibilizado”, afirmou.

“Nós estamos satisfeitos em saber que o poder público está seguindo nossas sugestões, e concordando que flexibilizar no momento é a melhor forma de agir para evitar aglomerações. Temos agora no final do ano o maior momento da nossa economia, que são as promoções da Black Friday, e as pessoas interessadas em comprar, então estender o horário de funcionamento facilita e muito que eles tenham acesso sem ocorrer aglomerações. É um desejo nosso que a sociedade viva de forma pacífica realizando todas as suas ações, tendo os devidos cuidados de usar os equipamentos necessários para evitar prováveis contaminações”, pontuou o presidente da Associação Comercial de Valença – ACE, Antônio Jorge.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Eduardo Dantas enfatizou que o momento atual é propício para normalizar os serviços. “Muito bom ver os dados da Prefeitura sobre a covid em Valença constatando a redução dos casos de Covid, duas semanas já sem nenhum óbito. Isso aliado à estrutura de saúde que não tínhamos antes, com as UTI’s e a redução de aglomerações pós-eleições, nos traz maior segurança para o pleno funcionamento do nosso comércio”, avaliou.

Fonte: Jornal Valença Agora

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.