Esse recurso é ideal para quem deseja se familiarizar com o processo de votação e a urna eletrônica

Divulgação
Divulgação

Com a proximidade das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda o uso do Simulador de Votação. Esse recurso é ideal para quem deseja se familiarizar com o processo de votação e a urna eletrônica, tornando a experiência mais tranquila e eficiente. Disponível desde as eleições de 2014 no site do TSE, o Simulador é uma ferramenta didática que guia os eleitores através dos passos necessários para votar. Acesso é livre para todos com internet e a ferramenta cobre tanto o 1º quanto o 2º turno das eleições deste ano.

Ao acessar o Simulador, será aberta uma página com a imagem da urna eletrônica e uma lista fictícia de candidatos, além de instruções detalhadas em áudio, texto e Libras. A ferramenta também dispõe de vídeos explicativos. Conforme a Resolução TSE nº 23.736/2024, o primeiro voto é direcionado para vereador e depois para prefeito. Os números para vereador possuem cinco dígitos, sendo dois do partido e três do candidato. Já para prefeito são dois dígitos referentes à sigla partidária.

O 2º turno é realizado somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta no 1º turno. Vale ressaltar que não há 2º turno para vereadores. É possível ainda levar uma anotação com os números dos candidatos no dia da votação para evitar erros. Isso é permitido pela legislação eleitoral e pode facilitar o processo.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.