No INDEX, representantes municipais estiveram na solenidade de lançamento e apostam expectativas para a edição 2025 do prêmio

Gestores públicos – entre prefeitos e representantes – de municípios do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá marcaram presença na solenidade do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora nesta quarta-feira (27), durante a INDEX, em Salvador. Alguns municípios já concorreram ao prêmio em edições anteriores e apostam expectativas para este ano.

A secretária de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação do município de Castro Alves, Tássia Ribeiro, esteve na solenidade e lembra que o município já foi destaque em outras edições tendo ganhado em duas categorias. “Tudo isso só é possível graças ao nosso empenho e ao apoio do Sebrae. Desde o início, o Sebrae é o nosso primeiro parceiro e até hoje é o maior parceiro que nós temos, sobretudo com a Sala do Empreendedor e a Secretaria de Empreendedorismo [Desenvolvimento Econômico e Inovação], através de capacitações e orientações para potencializar o ambiente de negócios local”, reforça.

A vice-prefeita de Valença, Lorena Mercês, observa que a participação do município na iniciativa representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “Viemos conhecer de perto os cases de sucesso de outros municípios, compreender as estratégias que deram certo e adaptar essas boas práticas à nossa realidade, fortalecendo ainda mais o ambiente de negócios e de inovação em nossa cidade. Essa iniciativa do Sebrae é muito valiosa porque, além de reconhecer os municípios que se destacam, também estimula todos nós a evoluirmos continuamente na gestão pública”, avalia Mercês ao apostar no prêmio como inspiração e aprendizado para o município.

“Estamos confiantes de que esse processo nos ajudará a construir um futuro mais empreendedor, inovador e próspero para a nossa população”, aposta a vice-prefeita.

Quem também esteve na abertura do prêmio foi a secretária de Desenvolvimento Econômico de Gandu, no Baixo Sul Baiano, Tauane Lopes. Para ela, a iniciativa engaja os municípios no desenvolvimento econômico. “É um incentivo às boas práticas na gestão pública com foco no desenvolvimento local e até regional. A expectativa é poder levar as práticas do nosso município para inspirar outros locais motivando o empreendedorismo e o fortalecimento da economia local a partir de pequenas iniciativas que trazem grandes resultados”, aposta.

Participaram representantes dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Valença, Taperoá, Gandu, Ubaíra, Conceição do Almeida, São Felipe, Castro Alves, Jaguaripe, Presidente Tancredo Neves e Nazaré.

INDEX

De acordo com a organização, 300 expositores que geram renda para a Bahia participam da feira. Os empreendedores e empreendedoras participam de palestras, debates e experiências que colocam a Bahia no mapa da inovação e da competitividade nacional no evento que discute os rumos da indústria baiana.

A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo,
Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

 

Por Rafael Lopes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.