Empreendimento de Taperoá, no Baixo Sul Baiano, ficou em primeiro lugar na etapa regional e segue para a disputa estadual
Joseilda Oliveira empreende há mais de 3 anos na Pão D’Liz, em Taperoá, no Baixo Sul da Bahia. Com sua pequena empresa no ramo de panificação, participa pela segunda vez do concurso Melhor Pão Francês da Bahia. Em 2024 não foi para a etapa final e agora revelou o segredo para estar entre os finalistas: trabalhou cotidianamente e buscou apoio do Sebrae para entregar o melhor produto possível.

“Foi buscando conhecimento no Sebrae que a empresa conquistou o primeiro lugar na etapa regional”, reiterou o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.

A analista do Sebrae, em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, comemora a adesão dos participantes e o desejo de melhorar a qualidade na produção do pão. “Mais um ano do concurso do Melhor Pão Francês da Bahia e, chegando agora quase na reta final, o sentimento é de grande satisfação e orgulho. Ver o quanto as panificadoras da nossa região evoluíram, tanto em qualidade quanto em gestão, mostra que estamos no caminho certo. Em Santo Antônio de Jesus e em toda a região, o Sebrae tem atuado de forma estratégica, oferecendo capacitações, consultorias e apoio direto aos empresários do setor, sempre com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios e elevar o padrão dos produtos oferecidos”, avalia.

Karla Barros ainda revela que a expectativa para a etapa final é grande. “Sabemos que o nível está altíssimo, mas acreditamos muito no potencial da Pão D’Liz que tem se destacado com um trabalho consistente, inovador e com muita dedicação, sobretudo depois que participou da última edição do concurso e após receber o Laudo de avaliação da norma da ABNT NBR 16170 – que orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de qualidade, abrangendo características internas, externas e sensoriais – veio trabalhando no seu produto para oferecer o melhor pão francês”, complementa a analista.

Para a finalista, chegar à última etapa do concurso é motivo de orgulho. “É o segundo ano que participamos e, graças a Deus, aqui estou eu, indo para a etapa final. O motivo principal foi o laudo do ano passado que me serviu de ferramenta, de meu livro de cabeceira para que hoje chegasse onde eu cheguei. Usei meu laudo todos os dias para melhorar a qualidade do meu pão. É com muito prazer e satisfação que celebro essa conquista e agradeço ao Sebrae pelo empenho, por esse trabalho maravilhoso e pelo incentivo”, comemorou Joseilda Oliveira.

Juvanilda Vilas Boas é empreendedora na Nilda Panificadora, em São Felipe, no Recôncavo Bahiano. Ela ficou em 3° lugar na etapa regional e também comemora os avanços na qualidade do pão francês feito em seu negócio.

“O Sebrae me ajudou muito no processo das consultorias. Os técnicos foram até meu estabelecimento para ajudar a melhorar meu pão francês. Então, só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, toda a honra e toda a glória. E depois, à equipe do Sebrae”, concluiu.

A panificadora Vitória, de Conceição do Almeida, também na Recôncavo Baiano, ficou em 2° lugar na etapa regional do concurso.

A disputa avaliou sabor, textura, aparência e qualidade geral do produto, conforme a norma ABNT NBR 16.170:2013. Os vencedores de cada região avançam agora para a etapa estadual, que definirá o melhor pão francês do estado. A cerimônia está prevista para o dia 28 de agosto, em Salvador, durante a feira INDEX – maior evento da indústria da Bahia, no Centro de Convenções da capital baiana.

 

Por Rafael Lopes

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.