Referência em alimentação saudável, marca reforça que cuidar da saúde cardiovascular começa no prato e se fortalece com uma rotina equilibrada.

O Dia Mundial do Coração (29) tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção às doenças cardiovasculares, que continuam liderando as estatísticas de mortalidade no Brasil e no mundo. E, embora fatores genéticos e idade tenham influência, é por meio da alimentação e do estilo de vida que grande parte desses problemas pode ser evitada.

Para Jasmine, marca referência em alimentação saudável, esse é o momento ideal para lembrar que pequenas mudanças no dia a dia fazem a diferença. “Os principais fatores de risco para doença cardiovasculares envolvem uma combinação de aspectos. Além da idade ou herança genética, o que comemos tem impacto direto na saúde do nosso coração”, explica Karla Maciel, nutricionista da marca.

Além de manter hábitos saudáveis, cuidar do coração também exige uma alimentação equilibrada, que desempenha um papel importante no controle de condições já existentes, como colesterol alto, hipertensão, obesidade e resistência à insulina. Quando combinada com outros cuidados, a alimentação saudável contribui para manter níveis adequados de colesterol, reduzir a pressão arterial e minimizar processos inflamatórios, efeitos que fazem toda a diferença na prevenção e no cuidado com a saúde cardiovascular.

Alimentos que fazem bem ao coração

Na hora de montar o prato, algumas escolhas podem fazer toda a diferença. Frutas, verduras, legumes e grãos integrais são aliados importantes da saúde cardiovascular. Peixes ricos em ômega-3, como sardinha, atum e salmão, também merecem destaque por seus efeitos anti-inflamatórios e pela contribuição no controle da pressão arterial e redução dos triglicerídeos.

Oleaginosas e sementes, como castanha, amêndoas, linhaça e chia, são fontes de gorduras boas, fibras e minerais essenciais para a função do coração.  O azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras monoinsaturadas e compostos fenólicos, auxilia na melhora do perfil lipídico, enquanto o chocolate amargo, com alto teor de cacau e consumido com moderação, pode favorecer a circulação.

Alimentos ricos em potássio, como banana, batata-doce, melão e folhas verdes escuras, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio e manter a pressão sob controle. “Esses alimentos trazem uma combinação de nutrientes que favorecem a saúde dos vasos, ajudam a controlar a pressão e melhoram os níveis de colesterol no sangue”, afirma a nutricionista.  “O segredo está em montar um cardápio variado e equilibrado, priorizando alimentos naturais ou minimamente processados”.

Além disso, chás como o verde e o preto, assim como o café, quando consumidos com moderação e sem adição excessiva de açúcar, oferecem polifenóis e cafeína que também podem trazer benefícios cardiovasculares. Juntos, esses alimentos formam um padrão alimentar cardioprotetor, que, aliados à redução de sódio, gorduras trans e açúcares adicionados, contribuem para preservar a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Confira as recomendações:

Sementes de Chia e Linhaça Jasmine são ótimas fontes vegetais de gorduras saudáveis, enquanto as Granolas Integrais Jasmine oferecem carboidratos mais complexos.

Alimentos ricos em fibras, como Flocos e Farelo de Aveia Jasmine se associam com a melhora do perfil lipídico, tanto por contribuir de forma direta na redução da absorção de colesterol dietético, quanto por favorecer a melhora da composição da microbiota intestinal;

Quinoa em Grãos Integral Jasmine é uma excelente fonte de proteínas, minerais e ômegas 3 e 6. Por sua composição nutricional completa, é uma ótima opção para substituir outras fontes de proteína animal, especialmente em dietas mais equilibradas e variadas.

Esses itens podem ser usados de formas criativas: em refeições salgadas, snacks práticos para o dia a dia ou em bowls de frutas.

O que evitar para proteger o coração

Da mesma forma que alguns alimentos favorecem a saúde cardiovascular, outros têm efeito oposto e devem ser consumidos com moderação, ou evitados sempre que possível. Alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, açúcares adicionados, gorduras trans e saturadas estão entre os vilões da saúde cardiovascular.

Embutidos, fast food, salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes e produtos prontos para consumo podem aumentar os níveis do colesterol ruim, o LDL, elevar a pressão arterial e favorecer processos inflamatórios no organismo.

Carne vermelha, frituras, alimentos com gordura hidrogenada, além de bebidas alcoólicas em excesso, também podem impactar negativamente o coração. “O ideal é sempre dar preferência a alimentos mais naturais, com menos ingredientes artificiais e menos aditivos químicos. Essas escolhas, quando feitas de forma contínua, ajudam o organismo a funcionar melhor como um todo”, orienta Karla.

Movimento também faz bem ao coração

Além da alimentação, a prática regular de atividades físicas é um dos pilares para manter a saúde cardiovascular. Caminhadas, corridas, pedaladas, natação e até exercícios de força ajudam a controlar o colesterol, reduzir a pressão arterial, melhorar a circulação e equilibrar o peso corporal.

“Os benefícios da atividade física vão muito além da estética. Ela ajuda a proteger o coração, melhora a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial e ainda contribui para a saúde emocional.”, reforça a nutricionista.

Mais do que isso, o movimento diário contribui para o bem-estar como um todo, reduzindo o estresse e fortalecendo a saúde mental, fatores que também impactam diretamente o coração. “O ideal é encontrar uma atividade que faça sentido para a rotina e manter a constância, mesmo que seja começando com pequenos passos.”, finaliza Karla Maciel.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda ainda a realização de exames preventivos a partir dos 20 anos, com intervalo de 5 anos para quem não tem fatores de risco.

Gostou das dicas? Para conhecer todos os produtos da Jasmine, acesse o site www.jasminealimentos.com. Lembrando que a marca apresenta portfólio livre de excessos, isso é, não contém alto teor de açúcar, sódio e gordura saturada em seus ingredientes.

Sobre a Jasmine Alimentos

Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

 

Por Eulávia Vieira

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.