A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, divulgou nesta semana, na 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, o balanço das principais ações realizadas entre janeiro e agosto deste ano. As iniciativas contemplaram tanto a zona urbana quanto as comunidades rurais, garantindo o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização das famílias do campo e o cuidado com o meio ambiente.

Segundo a secretaria, foram realizadas 25 edições das Secretarias Itinerantes, que atenderam aproximadamente 1.500 famílias da zona rural. Em parceria com o Senar, 165 famílias participaram de cursos de capacitação em áreas como poda, enxertia, horticultura orgânica e criação de aves, além da distribuição de 150 pintinhos para pequenos criadores.

Outro destaque foi a implantação da Feira da Agricultura Familiar, que atualmente beneficia 10 famílias, e a criação de um Ponto de Atendimento ao Agricultor na Feira Livre de Valença. A secretaria também distribuiu 50 mil alevinos de tilápia, atendendo outras 50 famílias, além de oferecer 25 assistências técnicas para criação de peixes e entregar 50 kits de viveiro do Programa Cacau.

Na área de documentação e regularização fundiária, foram emitidos Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), Cadastros Ambientais Rurais (CAR), declarações de Imposto Territorial Rural (ITR), além de documentos como declaração de posse, compra e venda, contratos de comodato, doação e divisão amigável.

As ações também contemplaram a educação ambiental. A secretaria realizou 21 visitas técnicas em escolas, com diagnóstico para implantação do projeto “Minha Horta”, além da implantação de sistemas de compostagem em três unidades escolares e a realização de cursos e rodas de conversa sobre resíduos sólidos. Também estão em andamento os programas Eco Kids, Eco Teens e campanhas de conscientização sobre poluição sonora no centro da cidade.

Na frente de saúde e prevenção, foram promovidas 11 palestras de primeiros socorros em casos de acidentes com animais peçonhentos, atendendo 300 pessoas, além de mutirões de limpeza em áreas de manguezal, tanto em Cajaíba quanto no Guaibim.

No campo da fiscalização ambiental, foram 67 fiscalizações realizadas, em parceria com órgãos como o Ministério Público Federal e a Secretaria do Patrimônio da União. A secretaria também promoveu 8 remoções de aterro em Áreas de Preservação Permanente, 47 termos de responsabilidade ambiental, 43 vistorias técnicas, 40 liberações à Junta Comercial do Estado da Bahia, além da emissão de certidões e orientações prévias para uso e ocupação do solo.

O secretário destacou que esse é apenas o início de um trabalho que segue em ritmo acelerado. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo em Valença. O compromisso da nossa gestão é seguir ampliando as ações para garantir mais dignidade, renda e sustentabilidade para as famílias da cidade e da zona rural”, afirmou.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.