O multiartista valenciano Everton Bacélla volta à sua terra natal em momento de consagração profissional. No próximo 20 de agosto, às 19h, ele será o solista do espetáculo “Da Boca de Matilde”, do Balé do Recôncavo, no Teatro Municipal de Valença. A apresentação integra o Quarta que Dança – Circuito Artístico I, iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) que fomenta e descentraliza a produção em dança contemporânea no estado. A entrada é gratuita.

Sob direção de Elísio Pitta e Clyde Morgan, a obra homenageia as histórias e a ancestralidade negra do Recôncavo Baiano, entrelaçando memórias e vivências dos intérpretes em cena. O espetáculo já passou por Salvador e Jequié e seguirá para Lauro de Freitas.

Para Bacélla, voltar a Valença com essa obra é mais do que uma apresentação:

> “É como dançar a minha própria história. Voltar ao palco da minha cidade com uma obra tão potente é um retorno simbólico e necessário”, afirma.

Com formação em ballet clássico, dança moderna, afro-brasileira e contemporânea, Everton iniciou a carreira no grupo afro Filhos da Terra. No currículo, destacam-se passagens por companhias como o Balé Folclórico da Bahia e participações em festivais como o Festival Internacional de Dança da Bahia e o Viva Cena na Bahia.

Além de bailarino, Bacélla é ator na companhia valenciana O Pecado, onde interpreta a personagem Maria Felipa na peça O Theatro da Independência: Se as personagens falassem. Premiado por instituições municipais, estaduais e federais, ele é o primeiro artista cênico da família e inspiração para jovens talentos da cidade.

A programação do dia 20 de agosto também inclui, às 10h, uma ação formativa no Teatro Municipal de Valença com aula de Técnica Horton e Processos Criativos, ministrada por Elísio Pitta, Clyde Morgan e Dennys Silva.

Serviço

Espetáculo “Da Boca de Matilde” – Balé do Recôncavo
📍 Teatro Municipal de Valença
📅 20 de agosto
🕖 19h
🎟 Entrada gratuita

Ação Formativa – Técnica Horton e Processos Criativos
📍 Teatro Municipal de Valença
🕙 10h – no mesmo dia
Instrutores: Elísio Pitta, Clyde Morgan e Dennys Silva

Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – Secretaria de Cultura da Bahia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.