Por Wanderson Nascimento 

Finda-se o inverno e inicia a primavera. Transição gradualmente marcada pela elevação da temperatura. Sol, litoral e flores constituem os elementos representativos desse período que se estende até o último mês deste ano.

Desde os tempos remotos, a espécie humana primitiva observava os fenômenos astronômicos para identificar e delimitar os períodos de ausência, atraso ou incidência de chuvas, frio, entre outros. Otimizando o tempo para a realização de determinadas atividades comuns, a exemplo da caça e pesca. De igual modo, permitiu elaborar calendários agrícolas destinados ao plantio e a colheita de alimentos.

A primavera é, por definição, a estação que antecede o verão no Hemisfério Sul. Um fenômeno que tem gerado preocupação de agora em diante é o El Niño. Segundo alguns especialistas, esse evento atmosférico pode gerar intensas ondas de calor em parte do país, principalmente nos Estados do Norte e Nordeste e chuvas intensas na região Sul. Essas situações climáticas atípicas são reflexo do desequilíbrio ambiental. O que inclui o desmatamento e a poluição atmosférica.

Fora essas questões, é hora de aproveitar tudo que a estação mais florida e exuberante do ano tem a nos oferecer. Época de apreciar e frequentar o nosso litoral, especialmente a praia do Guaibim, renovar as energias e se reconectar com a natureza de maneira sustentável.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.