Por Wanderson Nascimento 

Hoje, 28 de julho, é comemorado o dia dos agricultores. Uma data importante para o reconhecimento daqueles(as) que produzem algo essencial para a existência humana: o alimento. Produzem, também, cultura e saberes diversos. Historicamente, o oficio do agricultor constitui uma das mais antigas atividades humanas.

Sabe-se que, apesar dos avanços, as dificuldades do meio rural ainda persistem. A começar pela falta de manutenção adequada das estradas por onde os produtos são escoados, escassa orientação técnica sobre manejo de solos e de combate às pragas, entre outros.

Outra questão preocupante tem a ver com o uso frequente de herbicidas do tipo Glifosato(“roundoup”) na agricultura familiar. É muito comum observar pessoas, sem qualquer tipo de proteção, pulverizando esse agrotóxico a granel sobre os matos.

Muitos agricultores recorrem aos agrotóxicos com objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos. O que acaba oferecendo sérios riscos à saúde dos consumidores e a dos próprios produtores. Por outro lado, outros apostam no cultivo orgânico, porém em menor escala.

Em termos gerais, a agricultura é o setor que mais cresce no Brasil. Somos o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Mais da metade desses alimentos provém da agricultura familiar. São homens e mulheres que, sob sol ou chuva, labutam em prol do progresso do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.