Mãos do artista valenciano Gugui Martinez reacendem arte na Ponte Inocêncio Galvão.
Por Luana Figueiredo
Neste domingo, 23 de maio, o diretor de Cultura, Gugui Martinez, restaurou a obra do saudoso artista Gironildo de Jesus, na Ponte Inocêncio Galvão, em Valença.
A arte em alto relevo colocada no balaústro da ponte sobre o Rio Una, foi feita em 1999, quando o então prefeito Agenildo Ramalho realizou ações para comemorar os 150 anos de emancipação política de Valença. Na época, a Secretaria de Turismo, comandada pela professora Rosângela Góes, atraiu parceiros que patrocinaram a ação, sem nenhum recurso público alocado.
Vereadores da época criticaram a obra, que originalmente foi feita em metal, alegando que o relevo das imagens causaria acidentes aos transeuntes. O gestor, pressionado, mandou retirar e colocar em cimento, com pinturas que representam símbolos da cultura, culinária e cadeias produtivas da cidade de Valença.
Além dessa obra na Ponte, a gestão da época também colocou painéis nos quiosques na Orla assinados por diversos artistas valencianos.
Filho da poetisa Celeste Martinez e do artista plástico Horácio Martinez, o Diretor de Cultura acendeu as figuras com as próprias mãos, embelezando um dos principais pontos da cidade.
Deixe uma resposta