O Conselho da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A entrega da honraria está marcada para a próxima sexta-feira (5), às 18h, no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus. Ao PIMENTA, a assessoria do governo estadual informou que a solenidade está na agenda do governador, com o status de “a confirmar”.

Autor da proposta referendada pelo Conselho Universitário, o reitor Alessandro Fernandes afirmou que as trajetórias acadêmica e política de Jerônimo reforçam valores que a Universidade busca fortalecer. Para o reitor, o homenageado tem atuação marcada pelo compromisso com a inclusão social, produção científica e expansão do ensino superior na Bahia.

Nascido em Aiquara, no Médio Rio de Contas, Jerônimo Rodrigues construiu carreira ligada ao serviço público e à educação. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, iniciou a vida política no movimento estudantil e se tornou professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Atuou nos governos federal e estadual em áreas como desenvolvimento rural e planejamento e comandou a Secretaria da Educação da Bahia. Nas eleições de 2022, tornou-se o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil.

ANIVERSÁRIO DA UESC

A cerimônia também marcará o aniversário de 34 anos da estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz, que, até dezembro de 1991, era uma instituição privada, a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi).

Via Pimenta Blog

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.