Evento valoriza a cultura do Recôncavo baiano, com destaque para as comunidades da Bacia do Iguape

O Instituto Mãe Lalu realiza entre os dias 3 a 5 de outubro a 4ª edição da LITERARTE INTERCULTURAL: Vivências e Saberes Quilombolas, um evento educativo e cultural que integra o macroprojeto “Vamos Todos Cirandar”, voltado para o fortalecimento dos saberes tradicionais e da identidade cultural das comunidades da Bacia do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano.

A Literarte é uma feira literária e cultural que promove a leitura, o compartilhamento de saberes e o reconhecimento da pluralidade cultural existente entre crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades quilombolas.

A programação é organizada em estações temáticas, com atividades voltadas à educação integral, arte, cultura e lazer, contemplando diferentes linguagens como poesia, teatro, música, fotografia, moda, pintura, literatura e contação de histórias.

Com o tema “Vivências e Saberes Quilombolas”, esta edição pretende promover um encontro intercultural entre comunidades do Recôncavo Baiano, por meio da valorização de práticas educativas, expressões culturais e modos de vida que dialogam com a ancestralidade e a resistência negra.

O evento será iniciado com uma grande roda interativa, seguida de mesas temáticas, oficinas, lançamentos literários com autores do território, apresentações culturais e a inauguração da Biblioteca Tenda Rosal, além do espaço da Fundação Pedro Calmon, com uma ação chamada “Leve e Leia”.

A LITERARTE também contará com uma feira gastronômica e artesanal organizada pela Associação de Mulheres Quilombolas e Marisqueiras do Vale do Iguape, com exposição e comercialização de produtos locais, bem como um posto de coleta de doações para o Programa Bahia Sem Fome.

A feira se consolida como um espaço de fortalecimento comunitário, protagonismo infantojuvenil e democratização do acesso ao livro e à leitura, mobilizando comunidades, escolas, educadores, pesquisadores e agentes culturais do território do Recôncavo.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.