NESTE SÁBADO, 20 de setembro, a partir das 8h, o vilarejo de Garapuá será palco de um Mutirão Ecossistêmico de limpeza da praia e do manguezal. A ação integra o movimento ECOesão, que reúne estudantes, professores, pescadores, marisqueiras, comerciantes, turistas, servidores municipais e instituições locais em defesa da vida, do oceano e da conservação da natureza.

O mutirão vai mobilizar pessoas de todas as idades para a limpeza da praia, das águas e do manguezal, reforçando a importância da união pela preservação do oceano e de ecossistemas ricos em biodiversidade, mas frágeis diante da poluição plástica, do turismo em massa, do crescimento desordenado e das mudanças climáticas. Quanto mais limpos e protegidos estiverem rios, manguezais e lagoas, maior será a riqueza de vida para as presentes e futuras gerações.

UMA AÇÃO DA COMUNIDADE PARA A COMUNIDADE
A iniciativa é realizada pela Regata Tour Salvador–Garapuá, em parceria com o Coletivo Mulheres no Timão, a Pousada Porto Veleiro, a Prefeitura de Cairu e a Escolinha de Reforço Escolar Cantinho da Pró Juli, com a força da ECOesão de moradores. O movimento fortalece laços de cooperação e o sentimento de pertencimento local.

PRÓXIMOS PASSOS
A mobilização não para por aí. Entre os dias 4 e 7 de dezembro, a comunidade de Garapuá receberá a Regata Tour Salvador–Garapuá, coordenada por Maurício Sacchi e Carlos Coutinho, com a participação do Coletivo Mulheres no Timão, que marcará presença com a Caravana da Cidadania Tanto Amar Tanto Mar.

Crianças e jovens serão protagonistas ao vivenciar a metodologia TransforMAR, conduzida pelas Mulheres no Timão — Jacqueline Moreno, Anna Paula Greck e Adriana Muniz — com o apoio das educadoras locais Juli Santos, Alice Costa, Irá Silva dos Santos e Bia da Guará Films e Fazenda Pontal. Educação ecossistêmica, saúde integral e cidadania atuante serão os eixos que vão orientar as ações e engajar esportistas, velejadores, ambientalistas, moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura oceânica, que incluirá diálogos ecossistêmicos sobre equidade de gênero, cooperação e, atividades de saúde como atendimento odontológico e teste de glicemia, além de cirandas literárias e ecovivências com participação especial do Projeto Baleia Jubarte. As iniciativas de economia circular contarão com a parceria da Sedes – Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura de Cairu.

MULHERES NO TIMÃO: NAVEGANDO POR EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE
O Coletivo Mulheres no Timão nasceu para fortalecer o protagonismo feminino no universo socioambiental. Idealizado por Jacqueline Moreno e consolidado em aliança com Adriana Muniz e Anna Paula Greck, o projeto promove a cultura oceânica em eventos náuticos e terrestres, ao mesmo tempo em que fortalece laços femininos e valoriza a liderança compartilhada. Suas iniciativas unem educação ecossistêmica TransforMAR, saúde integral, cidadania atuante, pensamento crítico, cooperação e sororidade, inspirando mulheres a ocuparem o timão da transformação social e ambiental.

Inspirado nos princípios de vida da família marinha dos golfinhos-rotadores — exemplos de sociedade cooperativa e sinérgica — e nos fundamentos do consumo consciente — eliminar resíduos, circular materiais e regenerar a natureza —, o movimento promove a ECOesão, uma rede de cooperação que amplia a resiliência comunitária, incentiva o consumo consciente, reduz impactos ambientais e fortalece a regeneração da natureza. A metodologia TransforMAR reforça a imaginação, estimula a curiosidade e acelera a construção do conhecimento coletivo, engajando crianças, jovens e adultos na criação de soluções inovadoras.

O timão simboliza a liderança compartilhada e a força do trabalho em equipe, ressignificando espaços tradicionalmente masculinos e impulsionando mulheres a assumirem o leme de suas trajetórias com coragem, cooperação e propósito comum, rumo à equidade e à regeneração social e ambiental.

Com presença ativa em eventos nacionais e internacionais, festivais, regatas, expedições, ecovivências e projetos comunitários, as Mulheres no Timão reafirmam: Cuidar do oceano é cuidar de todas as formas de vida.

Participe dessa corrente de cuidado e transformação:
– 20 de setembro – Mutirão Ecossistêmico ECOesão Garapuá

– 4 a 7 de dezembro – Regata Tour Salvador–Garapuá,
com a Caravana da Cidadania Tanto Amar Tanto Mar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.