A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), assinou convênio de cooperação técnica para levar a Escola do Legislativo às câmaras municipais dos 417 municípios do Estado. A intenção é levar a experiência da Escola da Alba para os municípios, ajudando na aproximação entre as câmaras e os diversos segmentos da sociedade.

– A Escola do Legislativo, comandada por Fernanda Guedes, é uma experiência muito exitosa na ALBA – afirma Ivana, para quem a iniciativa contribui para estimular a participação política e exercermos, de fato, a cidadania e o fortalecimento da democracia.

O convênio com a União dos Vereadores da Bahia (UVB) conta com a anuência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Para Ivana, a grande vantagem dos acordos hoje assinados é a capacidade de compartilhar experiências e conhecimentos entre a ALBA e os vereadores e vereadoras da Bahia. “A política rege as nossas vidas e tudo começa na Câmara Municipal. Aqui temos a UVB representando esse grande exército da política”, disse.

A Escola Legislativa, aponta, pode atuar na formação dos vereadores. “Muitas vezes o vereador, vereadora, é um grande líder político, mas lhe falta formação, conhecimento técnico. Por isso, precisamos capacitar e termos, cada vez mais, melhores gestores. Vamos fazer o maior esforço possível para chegar a todos os legislativos presentes nos 417 municípios da Bahia”.

O convênio é um acordo de cooperação técnica, científica, cultural e de intercâmbio de conhecimentos, com o objetivo também de formar, aperfeiçoar e especializar o quadro de pessoal, tanto da UBV, quanto da Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, dirigida por Fernanda Guedes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.